Conselho da OAB Paraná presta homenagem póstuma a George Bueno Gomm

O Conselho Pleno da OAB Paraná, em sua sessão desta sexta-feira (8), prestou uma homenagem póstuma ao advogado George Bueno Gomm, que faleceu em agosto, aos 85 anos. A homenagem foi entregue aos familiares presentes à sessão: a viúva Ione Arruda Gomm, os filhos George e Silvia, a irmã Irene Gomm Santos e o sobrinho Marcelo Gomm Santos.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, explicou que o Conselho decidiu pela homenagem por tudo o que o advogado fez pela Seccional e pelo Instituto dos Advogados do Paraná, e também por seu legado como professor e grande jurista. A filha de George Gomm, a advogada Silvia Arruda Gomm, agradeceu em nome da família:

“Se estivesse aqui, estaria muito contente, pois considerava a OAB a sua casa. Mais do que uma profissão, a advocacia foi para ele uma grande paixão. Aos 85 anos ainda atuava, trabalhava diariamente no escritório. Para mim, foi uma inspiração como profissional”, descreveu, emocionada.

A conselheira Edni de Andrade Arruda deu o seu testemunho e disse que a bondade era a marca de George Gomm. “A diretoria está de parabéns com esse ato de justiça”, afirmou. Também se manifestaram o conselheiro estadual Fábio Grillo, na condição de vice-presidente do Instituto Paranaense de Direito Tributário, e o secretário-geral do Instituto dos Advogados do Paraná, Tarcísio Kroetz, que participou da sessão. As duas instituições também haviam prestado homenagens ao advogado.

Inscrito na OAB sob o número 1.454 desde 1957, Gomm tem uma longa história de serviços prestados à advocacia e ao ensino jurídico. Quis o destino que ele partisse justamente na data dedicada à advocacia, em 11 de agosto.

Depois de formar-se na Universidade Federal do Paraná, em 1955, ele se especializou em Direito Anglo-Americano no Inter American Law Institute, em Nova York, nos dois anos seguintes. De volta ao Paraná, começou a advogar e a lecionar Direito Internacional Privado. Como docente, chefiou o departamento de Direito Privado, coordenou a graduação e foi vice-diretor da Faculdade de Direito.

Gomm é co-fundador do Instituto Paranaense de Direito Tributário. Na OAB Paraná foi conselheiro em quatro gestões, de 1987 a 1995. Foi também Ouvidor-Geral do Conselho Seccional, de 1996 a 1999, e integrou o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) de 2000 a 2003, tendo presidido a 4ª Turma. No Instituto dos Advogados do Paraná, (IAP) exerceu a vice-presidência de 2001 a 2003 e a presidência na gestão seguinte, de 2003 a 2005.