Membro da Comissão da Criança e Adolescente lança obra sobre proteção de jovens na era digital

A pesquisadora Cineiva Tono, integrante da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Paraná desde 2010, lança nesta sexta-feira (2) a obra “Tecnologia e dignidade humana – Mecanismos de proteção das crianças e adolescentes na era digital”. A sessão de autógrafos em início às 19h, no Auditório do Bloco C do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná.

A obra é resultado de uma pesquisa científica de Doutoramento em Tecnologia e Sociedade realizada junto à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), envolvendo as áreas de educação, saúde e Direito, às vistas da teoria crítica da tecnologia. A autora parte do pressuposto que há evidências científicas conotadas em todo o mundo de que os riscos e efeitos nocivos do uso compulsivo da internet e de jogos eletrônicos podem produzir prejuízos para o desenvolvimento saudável de crianças e de adolescentes.

 “O foco da obra é a análise dos riscos e danos do vício em internet, pressupondo a proteção integral das crianças e dos adolescentes nos aspectos de educação, saúde e segurança”, explica. Cineiva Tono também expõe fatores de proteção das crianças e dos adolescentes na era digital como eixo norteador de uma proposta de política pública na área de educação em direitos humanos.

O primeiro contato da pesquisadora com a OAB Paraná foi em novembro de 2009, no I Fórum sobre Pedofilia e Pornografia Infanto-Juvenil na Internet, quando manifestou à presidente da Comissão da Criança e do Adolecsente seu interesse em integrar o grupo. Desde então, vem atuando na comissão com o propósito de contribuir para o estudo, planejamento e a execução de ações de proteção das crianças e adolescentes na internet.

Serviço:
Data: 02/12/2016 – sexta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório do Bloco C do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná. (R. Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas).