OAB-PR alerta sobre golpe contra escritórios de advocacia

Após denúncia recebida por advogada inscrita na seccional da OAB em São Paulo, a OAB Paraná alerta aos profissionais sobre um novo golpe contra escritórios de advocacia que vem acontecendo em outros estados brasileiros.

Segundo o relato da advogada, o escritório dela foi procurado por uma pessoa que se identificou como José de Oliveira, um suposto “turmeiro” responsável pelo recrutamento de profissionais, que afirmou ter obtido o contato da profissional por meio do site JusBrasil. Ele alegou que precisava de um escritório de advocacia de São Paulo para a distribuição de 720 ações trabalhistas. Segundo as informações do intermediário, os profissionais foram demitidos de três empresas do ramo da construção civil e não teriam recebido o pagamento de suas verbas rescisórias.

No primeiro contato telefônico, Oliveira solicitou que ela se dirigisse ao município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, para a assinatura de contratos e procurações. Na sequência, sugeriu o aluguel de um salão na cidade e a permanência da advogada na cidade por três dias. O escritório teria, ainda, que arcar com o deslocamento dos trabalhadores. Uma conta foi repassada à advogada no nome de Thiago Palmeira, para depósitos de R$ 1.000,00 e R$1.340,00.

Após contato com Thiago Palmeira para confirmação dos dados fornecidos, ele teria se irritado quando a advogada questionou se ele poderia fornecer um número de telefone fixo, site ou rede social para ela conhecer o espaço em Colombo, indicado para a reunião. O escritório passou então a receber um número excessivo de ligações de José de Oliveira.

Desconfiada, a advogada decidiu pesquisar na internet sobre golpes e encontrou diversas denúncias similares formalizadas pelas Seccionais do Rio de Janeiro, Campinas, Sergipe e São Paulo.