Conquista da advocacia: liberado acesso 24 horas ao download de processos do Projudi

Está liberado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) o acesso 24 horas  ao download integral dos processos do sistema Projudi. “Trata-se de uma grande conquista da advocacia. A medida certamente ajudará muito os 61 mil advogados ativos. A classe precisa de disso para cumprir suas obrigações no exercício da ampla defesa e do contraditório. Os advogados poderão fazer o download do processo em qualquer horário. Isso contempla diretamente os nossos interesses”, destaca o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.

Fruto da demanda da advocacia, a medida foi anunciada no dia 17 de maio. Isso ocorreu quando o supervisor geral de Informática e Comunicação do TJ-PR, desembargador Marcelo Gobbo Dalla Dea, esteve na OAB Paraná para a audiência pública realizada com o ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Cláudio Allemand. Na ocasião, Dalla Dea mencionou as reuniões entre a OAB Paraná e o TJ-PR com o intuito de aprimorar o sistema.

A liberação 24 horas atende a 5o usuários simultaneamente. Por isso, é importante que o sistema seja monitorado para que eventuais dificuldades sejam reportadas ao TJ-PR. O objetivo, segundo desembargador, é que até o final do ano o PJe seja implantado no 2º grau. “Se tudo der certo – isso depende de uma autorização da ministra Carmem Lúcia – até o final do ano todo o sistema da Justiça Estadual vai estar digitalizado”, disse.