Conheça os vencedores do XVIII Concurso de Fotografia

A OAB Paraná divulgou os resultados do XVIII Concurso de Fotografia, que teve como tema “Retratos do Amanhã: Lentes da Nova Era na Advocacia”. Foram premiadas obras em cada subcategoria dentro das duas categorias do concurso — Livre e Temática —, com prêmios concedidos pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR):

Categoria Livre – Fotografia: “Gente da Primeira Hora”, de Wesley Nunes Bueno
Categoria Livre – Obra Híbrida: “Conexões”, de Glenn William Rodrigues Barbosa
Categoria Temática – Fotografia: “A tabela que responde”, de Fernanda Macedo Teodoro
Categoria Temática – Obra Híbrida: “Tradição que inspira – inovação que transforma”, de Ricardo Pontoglio
Categoria Temática – Imagem por Inteligência Artificial: “O último julgamento humano”, de Kenny Rogerson Laverde

Além dos vencedores, também foram selecionadas as obras: “O limite ético da tecnologia”, de Luiz Henrique Sormani Barbugiani; “Entre Pares”, de Wesley Nunes Bueno; “Contraste”, de Rodrigo da Silva Barroso; “Barco no Fim do Mundo – Ushuaia”, de André G. Dantas Motta; “Jornada”, de Glenn William Rodrigues Barbosa; “A Justiça Não Tem Distância”, de Cristiane Franciele Martinez Laverde Duarte; e “A Transição da Advocacia: o tempo como agente da Transformação”, de Viviane Bobato.

As 12 fotografias selecionadas compõem o calendário oficial da OAB Paraná de 2027.

“Este ano, o concurso desafiou os participantes a enfrentar as transformações tecnológicas ao permitir o uso da Inteligência Artificial. Sabemos que essa decisão gerou questionamentos e reflexões, mas o papel do Direito e da OAB nunca foi o de ignorar as mudanças de seu tempo, e sim o de enfrentá-las. Há quase dois séculos, a própria fotografia foi rejeitada e chamada de ‘máquina sem alma’, mas o tempo confirmou que a tecnologia veio para expandir e enriquecer a arte, mostrando que o verdadeiro valor da obra reside na sensibilidade e no olhar essencialmente humano”, destaca a presidente da Comissão de Assuntos Culturais, Oksana Meister.

Sobre o concurso – Promovido pela OAB Paraná, por meio da Comissão de Assuntos Culturais, o concurso busca estimular a expressão artística e valorizar o olhar da advocacia sobre a transformação tecnológica que redefine o cotidiano jurídico paranaense. A edição foi dividida em duas categorias: a Livre, de tema aberto, e a Temática, voltada ao impacto da tecnologia e da inteligência artificial na advocacia.

Dentro de cada categoria, os trabalhos concorreram em três subcategorias independentes — Fotografia, Obra Híbrida e Imagem por Inteligência Artificial —, avaliadas de forma isolada por uma comissão julgadora externa, o que garantiu o anonimato dos participantes. Puderam concorrer advogados com anuidade em dia, além de funcionários da OAB Paraná, da CAA-PR e da OABPrev, com a inscrição de até uma imagem por categoria.

As obras selecionadas integram uma exposição na sede da OAB Paraná, inaugurada na sessão solene de premiação, no dia 24 de agosto.