Nova diretoria da Apacrimi toma posse em sessão solene na OAB Paraná

A nova diretoria da Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas (Apacrimi) tomou posse na noite desta quinta-feira (5), em sessão solene realizada na sede da OAB Paraná. O advogado Andrey Salmazo Poubel estará à frente da diretoria no biênio 2019/2021.  Deixará a presidência da Apacrimi  o advogado Alexandre Salomão, diretor de Prerrogativas da OAB Paraná.

A solenidade contou com as presenças do presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Adalberto Xisto Pereira, do presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Elias Mattar Assad, e outras autoridades do Judiciário.

Declarada aberta a sessão pelo presidente nacional da Abracrim, coube ao advogado Eurolino Sechinel dos Reis a saudação aos presentes. Citando o jurista Lênio Streck, Reis abordou as dificuldades enfrentadas pela advocacia criminal. A poucos dias da data em que foi baixado o AI-5 há mais de cinco décadas (13 de dezembro de 1968), Reis frisou que nos piores momentos do país, os advogados sempre foram os protagonistas na luta pela restauração das liberdades. “Não podemos esquecer da nossa história”, disse. “A advocacia não é uma profissão para covardes”, concluiu.

O presidente do TJ-PR reconheceu a importância da advocacia criminal e da atuação da Apacrimi. Ele passou a palavra ao desembargador Telmo Cherem, que tem ampla experiência em câmaras criminais, para que também pudesse falar em nome do tribunal. Cherem relembrou sua origem na advocacia, pois é desembargador do quinto constitucional. “Estou vibrando com essa geração de advogados criminalistas novos. Essa tribuna é para os corajosos. Eu admiro muito e torço muito por vocês”, disse o magistrado.

O presidente da OAB Paraná chamou a Apacrimi de entidade coirmã, por reunir “advogados combativos que carregam em seus corações a essência da advocacia, que é a defesa das liberdades”. “Advogado que não ama a liberdade não é advogado”, disse Telles. “Essa é a extraordinária garantia pela qual lutamos e sempre lutaremos”.

A trajetória dos advogados que lideram a Apacrimi no cargo também foi destacada pelo presidente da seccional. “A OAB tem orgulho de estar contando com Andrey Salmazo, sucedendo Alexandre Salomão. São os guerreiros que defendem as prerrogativas a qualquer momento. Junto com Elias Mattar Assad, formam um verdadeiro triunvirato em defesa da advocacia” descreveu Telles.

O presidente da Abracrim ressaltou a importância de os advogados criminalistas lembrarem o papel que exercem. “Existe uma falsa impressão de que defendemos pessoas fora da lei e às vezes nos confundem com a pessoa acusada. A Constituição diz que os réus têm o direito de receber assistência da família e do advogado”, disse Mattar Assad. “Esse ‘e’ nos equiparou à família, a assistência que damos é fundamental para que sejam respeitados os direitos previstos na constituição. Fazem com que esqueçamos que defendemos as famílias brasileiras que têm problemas com a Justiça. As famílias somente com nosso apoio podem acessar o Judiciário”, concluiu o advogado. Mattar Assad observou ainda que essa será a gestão do 30 anos da Apacrimi.

União

“É uma honra falar em nome das mulheres da advocacia criminal que hoje represento aqui na OAB, a casa da advogada e do advogado”, disse a nova vice-presidente da Apcrimi, Thaise Mattar Assad. “A advocacia é uma profissão muito solitária. E o advogado criminalista está na infantaria da Ordem, é quem está destinado a levar os primeiros golpes”, descreveu a advogada. “Por isso, nossa palavra de ordem tem que ser união”, conclamou a advogada.

O novo presidente da Apacrimi fez um breve panorama dos tempos atuais que o Brasil vive. “Hoje as garantias individuais são tratadas como estorvo. Os direitos humanos perdem espaço para os pedidos de um novo AI-5”, descreveu. “A obrigação da advocacia é ser contramajoritária, contra arroubos totalitaristas, que atacam as garantias constitucionais”, disse Poubel.

Poubel ressaltou o trabalho da OAB Paraná realizado em prol das prerrogativas pelo presidente, Cássio Telles, pelo secretário-geral, Rodrigo Sánchez Rios e pelo diretor de Prerrogativas, Alexandre Salomão.

Ele acrescentou a necessidade de os advogados que atuam no direito penal trabalharem juntos também na Apcrimi. “Não há alternativa para a advocacia criminal, se não a união”, pontuou o novo presidente da associação.

“A advocacia criminal só clama por uma Justiça imparcial. Somo criminalizados, discriminados e não raras vezes exterminados. Queremos entrar nos fóruns sem passarmos por vexatórias revistas, conversar com nossos clientes sem ser grampeados e receber nossos honorários sem temer”, sintetizou o advogado sobre o papel da Apacrimi.

Apacrimi na gestão 2019/2021

Presidente: Andrey Salmazo Poubel
Vice-presidente: Thaise Mattar Assad
Secretário Geral: Rogério Nicolau
Secretário Geral Adjunto: Vitor Rossentim
Tesoureiro: Eduardo Knesebeck
Diretora Jurídica: Gabriela Silva Campos (Londrina)
Diretora Social/Eventos: Karla Bana
Diretor Relações públicas/ acadêmico: Paulo Silas Taporosky Filho
Diretor Orador: Eurolino Sechinel dos Reis
Diretor de Prerrogativas: Luiz Fernando Stoinski (Cascavel)
Ouvidor: Emerson Farias (Maringá)
CNAC: Rogério Botelho (Foz do Iguaçu)
CNAC: Gustavo Sartor de Oliveira
CNAC: Roberto Bona Junior

CONSELHO DELIBERATIVO

Presidente: Rone Brandalize
Vice-presidente: Peter Amaro
Secretário Geral: Flavio Lins

MEMBROS

Jorge Vargas Neto
Khalil Aquim
Walmir Teixeira
Ygor Nasser Salmem
Mariana Lopes
Liana Carla Gonçalves Santos