OAB Paraná inicia campanha de conscientização sobre a responsabilidade de cada cidadão na preservação do meio ambiente

 

No mês do Meio Ambiente, a OAB Paraná dá início a uma campanha de conscientização nas redes sociais sobre a responsabilidade de cada cidadão na preservação do meio ambiente.  Atitudes individuais como repensar os hábitos de consumo,  reduzir o consumo de água e energia, evitar usar materiais descartáveis, reutilizar produtos sempre que possível, reciclar o lixo e recusar os produtos que agridam o meio ambiente fazem a diferença.

Consciente de seu papel enquanto instituição da sociedade civil, a OAB Paraná também aposta em ações voltadas  à preservação ambiental. Ao longo da última década, a seccional vem atuando em diversas frentes por meio de suas comissões, adotando ações ancoradas no tripé sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade.

Pioneira ao aderir ao Pacto Global, a seccional  acompanha de perto debates sobre importantes áreas de preservação ambiental do estado como o Parque Nacional do Iguaçu. Iniciativas promovidas pela seccional estimularam a reflexão sobre a redução da Área de Preservação Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, na região dos Campos Gerais.

Uma parceria inédita da OAB Paraná com a empresa Eco Local converteu o lixo reciclável da seccional em bancos, pavimentos, revestimentos de paredes, lixeiras, vasos e outros objetos. Os bancos produzidos foram dispostos no jardim da sede da seccional. O projeto está sendo testado deve se multiplicar nas 48 subseções do Paraná.

Há quatro anos, a OAB mantém os jardinetes Erailto Thile e Ervin Ofner, localizados na Rua Cecília Meireles e na Rua Vitório Foggiato, respectivamente. A adoção das áreas verdes foi fruto de um acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba fechado em 2017.

A OAB Paraná também incentiva  o uso de diferentes tipos de modais, entre os quais a bicicleta. A utilização deste meio de locomoção esteve em pauta nas bicicletadas promovidas na Semana do Meio Ambiente e na Primavera da Advocacia. Para incentivar a prática, a seccional também inaugurou um bicicletário no estacionamento da sede.

Além disso, a OAB Paraná cede espaço no estacionamento da seccional para que seja realizada a coleta de lixo eletrônico que requer descarte específico, como computadores, monitores, televisores, rádios e equipamentos de som, aparelhos de telefone e celulares, aparelhos de fax, impressoras, câmeras fotográficas, CDs, entre outro. Em 2019, a iniciativa resultou na coleta de 1,5 tonelada de resíduos.

Em outra medida que visa contribuir com a sustentabilidade, a OAB Paraná passou a servir água em garrafas de vidro durante os eventos que promover. Por serem retornáveis, essas garrafas evitam o descarte excessivo de resíduos no meio-ambiente.

 

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Desenvolvido por ledz.com.br