A manhã desta quarta-feira (17) foi marcada por um desagravo público promovido pela OAB Paraná em favor do advogado Hernan Eduardo Aguilera Carro. O ato foi conduzido pelo diretor de Prerrogativas da OAB de Foz do Iguaçu, Rafael Lira Baumgartner, em frente à 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, onde Carro teve as prerrogativas profissionais violadas durante o exercício profissional.
Baumgartner destacou a importância do momento como símbolo da força e da união da advocacia. “Estamos aqui para demonstrar que a advocacia está forte, unida e não vai tolerar esse tipo de situação”, afirmou.
Estiveram presentes membros e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, além do delegado adjunto da Polícia Civil, Carlos Eduardo, que representou a instituição policial no ato. A presença de diversas lideranças da advocacia local simbolizou não apenas o apoio ao advogado ofendido, mas também o compromisso coletivo com a valorização e o respeito à classe.
O ato foi marcado por manifestações de solidariedade, reafirmações institucionais e o compromisso com o diálogo. Em sua fala, o delegado Carlos Eduardo reiterou a importância da ética e da legalidade nas relações entre as instituições e afirmou que “as prerrogativas precisam ser respeitadas para garantir o equilíbrio entre investigar, acusar, defender e julgar”. O delegado destacou, ainda, que a delegacia está de portas abertas para o diálogo permanente com a advocacia.
Hernan Aguilera Carro reforçou que atos de desrespeito não atingem apenas o profissional diretamente envolvido, mas toda a categoria e, consequentemente, a própria sociedade. “Sempre que mexerem com um ou com uma, vão mexer com todos. Não existe advogado nervoso ou advogada histérica quando reivindicam seus direitos: existe alguém exercendo seu trabalho com firmeza e responsabilidade”, declarou.
O ato foi encerrado com uma salva de palmas ao advogado desagravado, em um gesto coletivo de reconhecimento, respeito e compromisso com a liberdade e independência do exercício da advocacia.
Fonte: Assessoria de Imprensa OAB Foz do Iguaçu
(texto: Gabriel Pasini/ fotografia: Malu Garbo)

