Discursos inspirados coloriram a solenidade de entrega da certidão de habilitação à advocacia a 70 compromissandos nesta quinta-feira (28/4), na sede da OAB Paraná. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da entidade, José Augusto Araújo de Noronha. Estiveram também presentes a secretária-geral da seccional, Marilena Winter; o secretário-geral adjunto da Caixa de Assistência aos Advogados (CAA) do Paraná, Paulo Giovani Fornazari; o professor da Escola Superior de Advocacia (ESA) Sandro Kozikoski; o conselheiro estadual Iuri Ferrari Cosicov, representando a OAB Prev; o presidente da Comissão de Advogados Iniciantes, Khalil Vieira Proença Aquim; o conselheiro Alziro da Motta Santos Filho e o ex-presidente da comissão de assuntos empresariais da seccional, Luiz Arehns, responsável pela saudação aos novos advogados, entre os quais sua esposa, Marlise Luciane Santin Arehns.
A jovem advogada Caroline de Almeida Bonato ressaltou o sentimento de realização pela caminhada feita pelos compromissandos até aqui. “Agora é olhar para o longo caminho a ser percorrido, com paciência para colher o fruto dos nossos esforços e também com equilíbrio, determinação e persistência.”
O presidente lembrou que Caroline é parte de um grupo crescente na OAB Paraná: o das mulheres advogadas. “Hoje elas são 47% e devem ser maioria até o final desta gestão”, mencionou. Brincando, Noronha pediu que um jovem advogado subisse à tribuna para garantir “a cota que os homens devem ter”.
Espontaneamente, o advogado Fernando de Siqueira tomou a palavra para mencionar que os tempos difíceis pedem as melhores cabeças. “E quais são elas? São as nossas”, declarou, ressaltando que a crise moral, econômica, ética e política enfrentada pelo país não é novidade e lembrando que já em 1914 Rui Barbosa fez seu célebre discurso sobre o triunfo das nulidades e a vergonha da honestidade. “Como jovens advogados devemos lutar para aplacar a corrupção e fazer prevalecer a ética e a democracia. É utopia, mas, como disse Eduardo Galeano, é para que jamais deixemos de caminhar que serve a utopia”, completou, mencionando uma passagem do livro As palavras andantes. Siqueira encerrou seu emocionado discurso conclamando os demais advogados recém habilitados a “arregaçar as mangas para fazer desta nação, entre outras mil, a pátria amada”.
Convites
Aquim convidou os novos profissionais da advocacia a integrar a comissão de advogados iniciantes. “Teremos na segunda-feira uma reunião seguida de bate-papo com a doutora Priscila Placha Sá”, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais.
Falando pela Escola Superior de Advocacia (ESA), Kozikoski destacou a necessidade de aperfeiçoamento constante para o bom exercício da advocacia. “É para isso que existe a ESA”, lembrou, convidando o grupo para o curso concentrado sobre o CPC que será ministrado na sede da OAB Paraná na manhã do próximo sábado. Cosicov, por sua vez, destacou a importância da previdência para o futuro dos advogados e a solidez da OAB Prev.

