A partir de janeiro, com o fim do recesso forense, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) vai abrir novas turmas de treinamento para os advogados atuarem com o processo eletrônico. A partir de 7 de janeiro, todos novos processos no Fórum de Curitiba vão tramitar pelo meio eletrônico, com as petições no formato digital. Até meados de 2011, a mudança do processo em papel para eletrônico será ampliada para todas unidades da Justiça do Trabalho no Paraná.
Em dezembro já foi realizado uma turma de treinamento para advogados que atuam em Curitiba e em janeiro serão abertas novas turmas. As datas dos treinamentos e os procedimentos de inscrições serão divulgadas após o recesso forense. Nas turmas de treinamento os advogados podem inscrever seus estagiários e assistentes para que também recebam o treinamento.
O juiz Bráulio Gusmão, gestor da implantação do processo eletrônico no TRT9, sustenta que os advogados podem ficar absolutamente tranquilos com a implantação do novo sistema. Segundo o juiz, uma força-tarefa está sendo preparada para apoiar os profissionais nas Varas da Capital nas primeiras semanas de implantação do processo eletrônico. Servidores treinados foram destacados para permanecer no Fórum, nos setores de protocolo e distribuição, para assessorar em tudo o que for necessário. “A partir de janeiro não teremos mais processos trabalhistas em Curitiba fora do meio eletrônico, mas isso não significa um rompimento, e sim uma transição”, completou o juiz. O que interessa ao Tribunal, disse ele, “é que tudo dê certo e que a implantação seja um sucesso, portanto nosso compromisso é de auxílio e parceria com os advogados”.
No interior, a implantação do processo eletrônico teve início com um projeto piloto na Vara de Trabalho de Cambé, iniciado em 1º de dezembro.

