Representantes da Comissão de Inteligência e Combate ao Golpe do Falso Advogado da OAB Paraná e da Meta se reuniram nesta quarta-feira (20/8) para alinhar estratégias conjuntas de segurança digital e enfrentamento às fraudes que têm atingido a advocacia e a sociedade.
O encontro, viabilizado pelo conselheiro estadual Rodrigo Kanayama, contou com as presenças do coordenador da Comissão da Seccional, Leandro Pereira, do advogado Ricardo Kanayama e do consultor de Políticas Públicas da Meta, Mateus Costa, que apresentou propostas de cooperação e melhorias nos fluxos de monitoramento e resposta contra práticas criminosas.
Entre os pontos debatidos, ganharam destaque a possibilidade de criação de um canal direto de denúncias e o aperfeiçoamento dos procedimentos para bloqueio de números telefônicos fraudulentos, com mais rapidez e eficiência. As medidas visam ampliar a proteção contra o golpe do falso advogado, que se vale de comunicações digitais e telefonia para enganar cidadãos e prejudicar a advocacia.
Para o coordenador da Comissão de Inteligência e Combate ao Golpe do Falso Advogado, a criação de procedimentos eficazes, capazes de estancar de forma imediata as ações dos criminosos, é uma necessidade urgente. “Não se trata apenas de proteger a advocacia, mas de resguardar a própria sociedade, que diariamente é alvo de fraudes que comprometem a confiança no sistema de Justiça. A eficiência no bloqueio de números e a existência de canais ágeis de denúncia representam passos concretos para interromper o ciclo de golpes e devolver segurança às relações institucionais e sociais”, defende Leandro Pereira.

