A OAB Paraná realizou, nesta terça-feira (30/9), um desagravo público em favor da advogada Zeille Maria de Oliveira, em razão das graves violações e constrangimentos sofridos no exercício da profissão. A profissional foi submetida a tratamento desrespeitoso por parte de Cleber Geraldo da Silva, ex-prefeito de Inajá, e de Valdir Antonio da Silva, vereador do mesmo município.
A sessão pública de desagravo contou com a presença de representantes da diretoria da OAB Nova Esperança, presidida pelo advogado Odenilson Teodoro da Silva, além de colegas de profissão de Zeille Maria de Oliveira.
Na manifestação, a seccional reafirmou sua solidariedade à advogada, lembrando que a advocacia é atividade essencial à administração da Justiça e que seus profissionais são invioláveis por seus atos e manifestações no exercício da profissão, conforme garantem o Estatuto da Advocacia e da OAB (art. 2º e §3º) e a Constituição Federal (art. 133).
A entidade destacou, ainda, que continuará zelando pelo respeito ao livre exercício da advocacia e pela defesa dos direitos dos cidadãos, repudiando qualquer forma de menosprezo ou ofensa à dignidade da classe.
A Seccional alertou ainda que não se curvará diante de ataques às prerrogativas profissionais, que são instrumentos indispensáveis à cidadania, uma vez que o advogado representa a voz do cidadão na garantia de seus direitos fundamentais.
Por fim, a OAB Paraná reafirmou seu compromisso de seguir intransigente na defesa da classe, lutando pelo respeito e pela valorização dos advogados e advogadas paranaenses no pleno exercício da profissão.

