A OAB Resolve esteve em pauta na manhã desta sexta-feira (31/10), no III Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Paraná, em Paranaguá, reunindo dirigentes de todo o Estado para dois dias de debates sobre os principais projetos da gestão. O presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, abriu os trabalhos com uma exposição sobre os encaminhamentos dados aos temas levantados nos encontros anteriores e sobre as novas ações em andamento.
A coordenadora de atendimento da seccional, Luciana Proceke, apresentou aos presidentes um panorama dos resultados alcançados pelo OAB Resolve desde sua criação, em 7 de abril. Nesse período, milhares pessoas foram atendidas pelo sistema, que passou por uma ampla reestruturação física e tecnológica para garantir mais agilidade, qualidade e integração.
O serviço registrou 75% das demandas solucionadas no primeiro atendimento e tempo médio de resposta de 1 minuto e 24 segundos. Foram 5.400 mensagens recebidas apenas via WhatsApp, além da unificação de 35 canais de atendimento em uma única linha direta e da redução de mais de 70 endereços de e-mail para menos de dez, o que aumentou a eficiência e a capacidade de controle das demandas.
Luciana destacou que o OAB Resolve passou a operar com processos padronizados, relatórios em tempo real e telefonia VOIP de alta estabilidade, por meio da plataforma Balducci, que permite registrar métricas e gravações de chamadas. O atendimento remoto e o presencial foram separados, e a equipe recebeu capacitação técnica e de relacionamento. Também foram implantadas avaliações de satisfação ao final de cada atendimento, com dezenas de depoimentos espontâneos elogiando o serviço.
Integração
Na segunda parte da apresentação, Luciana enfatizou a integração da rede de atendimento em todo o Paraná. O foco, segundo ela, não é centralizar o serviço, mas integrar e fortalecer o sistema OAB com tecnologia, acolhimento e excelência.
“Não queremos trocar números ou meio de contato para que a visibilidade da subseção permaneça — o usuário sentirá que está falando com a subseção. Já iniciamos o processo na OAB Londrina. Queremos que o advogado do interior sinta que está em casa, na subseção que conhece. Vocês terão um portal de formulários personalizado, redução de custos, treinamento e implementação da cultura, fortalecimento institucional e maior percepção de valor por parte da advocacia”, explicou Luciana.
Ela encerrou convidando os dirigentes a colaborarem com a expansão do projeto: “Convido todos vocês a dialogar sobre o OAB Resolve em cada subseção”.
O presidente Luiz Fernando Pereira agradeceu o trabalho desenvolvido pela equipe. “Agradeço muito o que tem sido feito, num trabalho pro bono, aproveitando o período sabático. Quero estender isso para integrar todo o Paraná. Viram os depoimentos: tem sempre alguém aparecendo”, afirmou.
Durante a fala, Pereira leu o relato de um jovem advogado que, após ser atendido pelo OAB Resolve, elogiou a paciência e a atenção da equipe e disse ter vontade de “atravessar o computador para abraçar o atendente”. “É esse tipo de depoimento que esperamos. Não podemos desperdiçar nenhuma oportunidade de atender com excelência e de tratar bem cada advogado. Como enfatizou a Luciana, queremos integrar todo o estado, mas sem tirar a autonomia e a identidade das subseções”.
A experiência de Londrina
A vice-presidente da OAB Londrina, Talita Cristina Fidelis Pereira Biagi, compartilhou a experiência da subseção com o projeto OAB Resolve e o projeto de diagnóstico interno com a ferramenta Discover, iniciativas que têm contribuído para agilizar processos e otimizar o atendimento aos advogados da região.
Segundo Talita, o Discover consistiu em um mapeamento detalhado de todos os setores da subseção, com entrevistas aos colaboradores e análise de cada fluxo de trabalho. O levantamento identificou 49 pontos problemáticos, dos quais 27 já foram resolvidos nos últimos dois meses.
Entre as melhorias destacadas estão a implementação do OAB Resolve, que agora atende diretamente a demandas recorrentes, como dúvidas sobre inscrições, boletos e contato com outros advogados, reduzindo significativamente o volume de atendimento manual feito pela subseção.
A vice-presidente também mencionou a reorganização de processos internos, incluindo otimização de envio de documentos, integração com a ferramenta Google Workspace, uso mais eficiente da intranet e revisão de contratos de prestadores de serviço, resultando em redução de 25% das despesas mensais da subseção. Além disso, ajustes no sistema de inscrição em comissões e melhorias na comunicação com a Seccional permitiram maior agilidade e autonomia aos gestores locais.
Talita reforçou que a ferramenta Discover proporcionou uma visão mais ampla sobre a operação da subseção, permitindo identificar gargalos e oportunidades de melhoria que muitas vezes passam despercebidos na rotina diária. Ela destacou ainda que, com a implementação dessas medidas e o apoio contínuo da Seccional, a expectativa é que todas as pendências identificadas estejam resolvidas até o final do ano, garantindo um atendimento mais eficiente e ágil à advocacia paranaense.


