
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove o curso de extensão “Justiça sem estereótipos: aplicando o Protocolo de Gênero no Judiciário”.
A atividade tem como objetivo discutir a aplicação prática do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero. Trata-se do instrumento que orienta magistrados, advogados e operadores do Direito a reconhecer e eliminar estereótipos e desigualdades de gênero no exercício da justiça.
O curso será realizado de forma remota, nos dias 12 e 14 de novembro de 2025. Nas duas datas, vai das 19h às 22h, e é aberto a estudantes, profissionais e demais interessados.
Programação
Aula 1 – 12/11
Tema: Inovação e equidade: a criação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero
Palestrante: Dra. Tani Maria Wurster, juíza federal da 2ª Vara Federal de Curitiba.
Em seguida, a Dra. Aline Franciely Cordeiro Andriolli, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Paraná, abordará o tema Violência de Gênero – uma análise à luz do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero.
Mediação: Dra. Marcia Santos da Silva, coordenadora do Curso de Direito da UEPG
Aula 2 – 14/11
Tema: Entendendo o patriarcado: interseccionalidade e os Protocolos para Julgamento com Perspectiva de Gênero e Racial como ferramentas de transformação no Judiciário
Palestrante: Dra. Luana Márcia de Oliveira Billerbeck, professora do Curso de Direito da UEPG
Em seguida, a Dra. Meryellen Teleginsk, da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Ponta Grossa, falará sobre Atuação profissional com perspectiva de gênero: a prática e seus desafios.
Mediação: Dra. Maria Cristina Rauch Baranoski, coordenadora de Extensão do Curso de Direito da UEPG
Certificação
As atividades contam com certificação e têm o apoio da UEPG, por meio do NEVIN e da Coordenação de Extensão do Curso de Direito.

