A OAB Paraná instituiu, em 2025, a Coordenadoria-Geral de Sustentabilidade, estrutura permanente vinculada diretamente à Presidência da Seccional, fortalecendo sua governança institucional e a integração do tema à gestão.
A criação decorre de proposta apresentada pela Comissão do Pacto Global e Sustentabilidade, submetida ao Conselho Pleno. A proposição foi relatada pela conselheira estadual Mariana de Pádua Tomasi Keppen e aprovada por unanimidade.
A Portaria nº 864/2025, publicada no Diário Eletrônico da OAB em 3 de dezembro de 2025, formalizou a criação da Coordenadoria e nomeou sua composição. Foi designada como Coordenadora-Geral de Sustentabilidade a advogada Camila Kososki Lucchese, presidente da Comissão do Pacto Global e Sustentabilidade. Integra o Conselho como membro titular o conselheiro Anderson Farias Ferreira, tendo como membro suplente a conselheira Sabrina Zein.
Para compor o quadro de colaboradores da Coordenadoria, foram nomeadas como membros titulares Sabrina Carvalho dos Santos e Bruna Rosa Martins.
A Coordenadoria-Geral de Sustentabilidade terá caráter técnico e permanente, com atuação transversal, voltada à articulação, integração e acompanhamento das diretrizes de sustentabilidade nos processos decisórios, administrativos e estratégicos da OAB Paraná.
Para saber mais, acesse o artigo elaborado por Mariana Keppen e Camila Kososki Lucchese, publicado no Boletim da Advocacia, edição de Novembro de 2025:
