OAB lança campanha pela melhoria do atendimento nos cartórios judiciais
A OAB-PR e a OAB-Curitiba lançaram nesta quarta-feira (1.º de junho) a Campanha pela Melhoria no Atendimento dos Cartórios Judiciais. A mobilização começa com a aplicação de um questionário que vai avaliar o grau de satisfação dos advogados em relação às serventias. Vários advogados participaram do lançamento, respondendo à pesquisa que começou a ser aplicada em frente ao Fórum Cível de Curitiba, na Rua Cândido de Abreu, 535.
As informações serão colhidas até o dia 15 de junho, em frente a prédios da Justiça Estadual e também pela internet, nos sites www2.oabpr.org.br e www.oabcuritiba.org.br. Com as respostas tabuladas, representantes da OAB apresentarão as estatísticas e as conclusões do questionário ao Tribunal de Justiça para que sejam tomadas as providências necessárias.
Facilitar o acesso dos advogados aos cartórios, tornar os serviços mais eficientes e padronizar o atendimento aos cidadãos são algumas das reivindicações apresentadas pela campanha. Alcançadas essas metas, um dos resultados seria a maior agilidade dos processos em trâmite na Justiça, beneficiando diretamente toda a população.
A entrega da prestação jurisdicional não pode ser dificultada pelos órgãos de apoio do Poder Judiciário, sendo que a melhora do serviço prestado por essas serventias será um alento tanto para os advogados, como para toda a sociedade, afirma Manoel Antônio de Oliveira Franco, presidente da OAB-PR.
Origem
A Campanha pela Melhoria no Atendimento dos Cartórios Judiciais é uma movimentação dos advogados que se confrontam diariamente com dificuldades nos cartórios. A idéia surgiu de diversas reclamações apresentados pelos profissionais. Com isso, chegou o momento de se enfrentar os problemas existentes para que se possa viabilizar a adoção de medidas efetivas que melhorem o serviço atualmente prestado por tais cartórios judiciais, explica Ricardo Lucas Calderón, secretário geral da OAB Curitiba.
