Um espaço da OAB Paraná se transformou nesta quarta-feira (26) em sala de cinema para a exibição do filme Anatomia de um Crime. A sessão faz parte de um ciclo de cinema promovido pela Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná e pela Associação dos Procuradores do Estado do Paraná. A intenção é mostrar e discutir como as telas do cinema têm retratado o Direito.
A sessão de exibição do filme, autorizada pela Sony Pictures Home Enterteinment, foi seguida de um debate com o crítico de cinema Carlos Eduardo Lourenço Jorge. Em Anatomia de um crime, Paul Biegler (James Stewart) é um advogado que é auxiliado por um alcoólatra, Parnell McCarthy (Arthur O”Connell). Após ter recusado inicialmente, ele decide aceitar a defesa de Frederick Manion (Ben Gazzara), um tenente do exército acusado de assassinato. O réu alega que a vítima violentou Laura Manion (Lee Remick), sua mulher, mas seu oponente é Claude Dancer (George C. Scott), um conceituado promotor que afirma que a alegação do réu é falsa e que Laura, que tem uma reputação de promíscua, estava realmente tendo um caso com o bartender assassinado, sendo que durante um acesso de ciúme Frederick teria intencionalmente cometido o crime.
O filme, uma produção de 1959, dirigida por Otto Preminger, recebeu sete indicações ao Oscar, nas categorias de melhor filme, melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia preto e branco.
