Os advogados de Londrina ganharam um novo espaço na noite de quarta-feira (16), com a entrega da primeira fase das obras da nova sede da OAB Londrina. A área construída de 1.230 metros quadrados ao lado do Fórum Estadual compreende um auditório modular de 400 metros quadrados, estacionamento coberto para 23 veículos, mais cerca de 100 vagas no pátio. A solenidade de inauguração teve a presença do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, do presidente da Seccional, Alberto de Paula Machado, além de diretores do Conselho Federal, da OAB Paraná, e do presidente da subseção, Wilson Sokolowski.
O presidente Sokolowski, relembrou todos os passos vencidos até a conclusão da obra. “A entrega desta casa para a nossa atividade é uma condição de extrema emoção para todos nós que nos empenhamos para que estivéssemos aqui inaugurando este local”, afirmou.
Para o presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, a construção da sede faz parte de um processo de fortalecimento e crescimento da advocacia de Londrina. Segundo ele, ao mesmo tempo em que a OAB ampliou nos últimos anos os serviços oferecidos aos advogados e insistiu na defesa dos interesses da profissão e da sociedade, também sentiu necessidade de conceber projetos físicos para amparar a atividade da advocacia. Londrina é a sede da maior subseção do Sul do Brasil. “Era preciso conceber um projeto que ficasse jovem por mais algumas décadas”, disse Alberto de Paula Machado. “Por isso idealizamos um amplo espaço para eventos, espaço com características de centro de convenções.”
O presidente Cezar Britto também destacou os avanços na política nacional e na defesa das prerrogativas dos advogados nos últimos três anos, mas lembrou dos desafios que os advogados ainda precisam enfrentar. Para Britto, a construção da sede da OAB em Londrina fortalece a atividade profissional e a democracia. “Quem se casou com a cidadania, como nós, precisa de uma casa onde a cidadania possa entrar.”
O engenheiro responsável pela obra, Massaru Onishi, informou que o prédio terá 1.618 metros quadrados de área construída quando estiver terminado. A parte administrativa da Subseção vai continuar funcionamento nas atuais instalações, no Edifício Tuparandi, centro de Londrina, até que a segunda parte da obra, o piso superior, seja concluído.

