Seccional participa de negociação para fim de rebelião na PCE

Integrantes da comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná estão na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, e participaram da primeira negociação, entre presos rebelados e negociadores da Polícia Militar, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (15) para por fim à rebelião dos presos. Como resultado da negociação um dos reféns foi liberado e oito detentos feridos foram retirados do presídio em uma ambulância. Dois agentes penitenciários ainda estão sendo mantidos como reféns. A rebelião dos presos teve início em todas as 14 alas da penitenciária por volta das 21 horas de quinta-feira (14), quando foram feitos reféns três agentes penitenciários durante a contagem de presos, realizada a cada troca de turno. A rebelião teria sido facilitada pela retirada dos policiais militares que faziam a segurança interna da unidade, ficando apenas os agentes penitenciários. Há informações de que alguns presos foram mortos.

A OAB Paraná recebeu informações, na quinta-feira (14), do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, sobre a retirada da polícia militar da PCE. O presidente da OAB Paraná, José Lúcio Glomb, entrou em contato com o coordenador do Departamento Penitenciário do Paraná, Cezinando Paredes, que confirmou a informação. Glomb então determinou que integrantes da Comissão de Direitos Humanos realizassem uma visita à PCE nesta sexta-feira (15), porém a rebelião teve início antes.

A OAB Paraná, representada por integrantes da Comissão de DH, entre eles a secretária da Comissão, Isabel Kugler Mendes, continua na PCE e vai acompanhar todo o processo até o fim da rebelião. Uma das preocupações é garantir a integridade física dos agentes penitenciários e dos rebelados.  

Foto: Divulgação – Julio Covello/AENoticias

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *