O presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), Carlos Roberto Fornes Mateucci, fez na terça-feira (17) ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, sua primeira visita institucional desde que foi empossado, no último dia 27, para conduzir o CESA no triênio 2012-2015. No encontro, Mateucci afirmou que seu principal desafio é identificar e debater a realidade das sociedades de advogados no país e fomentar junto a elas o seu crescimento, com o apoio da OAB.
Ophir colocou a OAB à disposição para auxiliar na divulgação das vantagens que cercam a reunião de advogados em sociedades.
“Elas são importantes para a racionalização dos serviços, a diminuição de custos e até mesmo para garantir o justo descanso do advogado, que pode tirar alguns dias de férias e ser coberto por um colega”, exemplificou. O presidente nacional da OAB ainda sugeriu a realização de uma parceria com o CESA para oferecer às sociedades de advogados cursos de capacitação por meio de aulas presenciais e telepresenciais, a serem realizadas por meio da Escola Nacional de Advocacia (ENA).
O presidente do CESA informou a Ophir que uma das metas na nova gestão é divulgar, ao fim de cada ano, um anuário com as conclusões sobre a realidade das sociedades advocatícias, sendo que o primeiro tema será “A competição na advocacia”, com o estudo de subtemas como o grande número de advogados no mercado e a influência dessa realidade nos honorários, na administração dos escritórios e no relacionamento com o cliente.
Atualmente, o CESA congrega 1.300 sociedades de advogados no país. Dessas, 80% são pequenas ou médias sociedades, formadas por de quatro a cinco profissionais no máximo. Também participou da reunião, no gabinete da Presidência da OAB, o vice-presidente do CESA, Carlos José Santos da Silva.
Fonte: Conselho Federal
