Advogados pedem providências em relação a denúncias de maus-tratos na cadeia de Ponta Grossa

Os dirigentes da subseção da OAB em Ponta Grossa estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (4) com o deputado Tadeu Veneri, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná, e com o diretor do Departamento Penitenciário do Estado (Depen), Mauricio Kuehne, para solicitar providências em relação às denúncias de maus-tratos a presos da Cadeia Pública Hildebrando de Souza. Participaram da reunião o presidente da subseção, Edmilson Rodrigues Schiebelbein, o vice Carlos Gustavo Horst, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, José Machado, e a representante da Comissão de Direitos Humanos da Seccional, Débora Normanton Sombrio. Também esteve presente o responsável pelo Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, José Antônio Peres Gediel. 

Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos de Ponta Grossa, José Machado, vários presos foram transferidos após uma rebelião, ocorrida no dia 31 de maio.  Entretanto, conforme relato dos familiares, não se sabe a identidade dos que foram transferidos, nem para onde foram levados. Os familiares também teriam denunciado que há presos feridos e sem acesso a atendimento médico. A operação de transferência foi feita sem a presença de representantes da Ordem dos Advogados, embora houvesse acordo para que todas essas operações naquele estabelecimento tenham o acompanhamento da OAB.

Na reunião, o diretor do Depen garantiu que enviará médicos para atendimento dos presos e que entregará à OAB, até amanhã (quarta-feira), um relatório com a identidade de todos os detentos transferidos nos últimos 30 dias, com o local para onde foram encaminhados. A Comissão de Direitos Humanos da subseção realizará amanhã uma vistoria na cadeia pública de Ponta Grossa.

Foto: José Machado, Débora Normanton Sombrio, Edmilson Rodrigues Schiebelbein e Carlos Gustavo Horst

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *