Seminário de Advocacia Corporativa vai debater desafios do profissional que atua na área

Os desafios do profissional que atua nos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia junto às grandes empresas e corporações serão amplamente debatidos no próximo mês, durante o V Seminário de Advocacia Corporativa. O evento irá reunir os principais nomes da área de gestão empresarial e serviços jurídicos no dia 1º de setembro, na OAB Paraná.

“Nesse ramo de atuação descobre-se que as empresas têm uma dinâmica própria, com desafios complexos que exigem um profissional realmente diferenciado, com visão empresarial e negocial do seu trabalho, em alinhamento total com os empresários e executivos, passando por alterações profundas na mentalidade e nas posturas, nos enfoques, nas abordagens. A gestão do risco, por exemplo, e a sua relação com ele, é empresarial além da puramente jurídica”, explica o advogado paulista Leonardo Barém Leite, que irá ministrar a palestra "Ensino Jurídico e advocacia corporativa".

Mestre em Direito Norte-Americano e em Jurisprudência Comparada pela New York University School of Law (EUA), Leite sustenta que a advocacia corporativa é uma forma de advogar e de utilizar o direito bastante diferente da tradicional, e que exige competências específicas que o advogado “tradicional” não encontra na faculdade de direito. “O enfoque e a relação com o direito são empresariais, o que muda muito em relação ao que havia há 10 ou 20 anos”, afirma.

“Pouca gente, inclusive entre os advogados, realmente conhece o mundo da advocacia corporativa, que em poucas palavras é a que se dedica ao mundo corporativo, ao mundo das empresas. Ainda há quem a confunda com o direito empresarial ou com o fato do advogado trabalhar para empresas, mas é bem mais do que isso e muito mais especializado, complexo e desafiador”, explica Leite.

Na avaliação do jurista, os cursos de Direito no Brasil são inadequados aos desafios da advocacia moderna, especialmente no contexto da advocacia corporativa. "Há muitas e muitas décadas as grades dos cursos apenas recebem atualização de legislação e jurisprudência, e as novas áreas e ramos do direito são incluídos como remendos, sem uma efetiva reformulação. A base do curso é a mesma há muito tempo, sem modernização real”, defende.

Segundo Leite, o advogado corporativo precisa ter conhecimentos de gestão, de estratégia, de liderança, projetos, de finanças, Law & economics (direito e economia), equipes e gestão de pessoas, resultados econômicos, noções de negócios e competividade, indicadores, negociação, empreendedorismo, administração, risco e crise, e muitos outros. “O curso de graduação está não apenas muito curto (em face da necessidade atual) como também muito genérico, uma vez que não acredito mais num curso único de Direito para todas as carreiras jurídicas, sem ao menos uma segunda fase obrigatória de especialização”, acredita.

“De outro lado, os desafios do executivo jurídico tanto interno nas empresas quanto o externo que trabalha nos escritórios são parecidos, pois do ponto de vista da empresa e do empresário o time jurídico precisa ser eficiente como um todo, como conjunto, e realmente “funcionar”, ou seja, precisa ser de altíssima qualidade, competente e especializado, com enorme conhecimento do segmento e do negócio, mas também flexível, ágil, rápido e com um custo adequado – unir tudo isso é uma arte”, diz.

Leonardo Barém Leite sustenta que as reflexões precisam ser provocadas e os debates precisam ser levados ao Brasil, em beneficio da advocacia como um todo. “O trabalho que a Comissão da Advocacia Corporativa da OAB Paraná realiza é inspirador e de altíssima qualidade, sendo um modelo para o País, e aborda como ninguém temas atuais, profundos, complexos e extremamente relevantes. Fico muito honrado com o convite e participarei sempre que convidado. É um modelo a ser replicado e que realmente “saiu na frente” e vem se firmando como vitorioso e fundamental ao profissional dessa área”.

O V Seminário de Advocacia Corporativa terá quatro palestras e um painel, que vão acontecer pela manhã e à tarde. As inscrições já estão abertas pelo site da Seccional, na seção Eventos (clique aqui). O valor do investimento é de R$ 40,00.

Programação

V Seminário de Advocacia Corporativa

1º de setembro de 2014
9h – Abertura
Maick Felisberto Dias
Presidente da Comissão dos Advogados Corporativos da OAB Paraná

9h15 – Palestra: “Pipeline de Liderança”
Lara Selem
Especialista em Planejamento Estratégico, Composição Societária e Gestão de Pessoas na Advocacia

10h50 – Palestra: “A necessidade de compliance na prestação de serviços jurídicos”
Tayná da Rocha Leite
Gerente Jurídica do Grupo Limagrain

13h30 – Palestra: “Ensino Jurídico e advocacia corporativa. Desafios e Reflexões”
Leonardo Barém Leite (SP)
Mestre em Direito Norte-Americano e em Jurisprudência Comparada pela New York University School of Law (EUA)

14h45 – Palestra: “O papel do advogado na era digital”
Alexandre Atheniense (MG)
Especialista em Internet Law na Berkman Center pela Harvard Law School (EUA)

16h30 – Painel: “Gestão Corporativa e o uso de indicadores de desempenho”
Indicadores de desempenho em departamentos jurídicos na área consultiva
Fabiana de Freitas
Gerente Jurídica do Grupo Boticário

Indicadores de desempenho em departamentos jurídicos na área contenciosa
Adriana Rigueira Losito
Gerente Jurídica de Relações de Consumo da GVT

Indicadores de desempenho em escritórios de advocacia
Deise Samara Warken de Souza
Gestora de Qualidade na Neves Macieywski Garcia e Advogados Associados

18h – Encerramento
Arthur Mendes Lobo
Vice-Presidente da Comissão de Advogados Corporativos da OAB Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *