Ciclo Permanente de Debates discutiu inadimplência de clientes e contratos de honorários

O problema da inadimplência de clientes e as espécies de contratos de honorários foram discutidos na noite de quarta-feira (8), durante o Ciclo Permanente de Debates sobre Honorários Advocatícios. Os temas foram abordados pelo conselheiro estadual Rogel Martins Barbosa e pelo consultor Adnilson Hipólito. A proposta do evento, uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios, presidida pelo advogado Maurício Guedes, é debater mensalmente temas relacionados aos honorários.
“A comissão tem respondido inúmeras consultas formuladas por advogados, além de atuar em parceria com a Procuradoria no que se refere ao aviltamento dos honorários de sucumbência e com a diretoria nas campanhas de valorização dos honorários e da própria advocacia. Hoje enfrentamos vários problemas em relação ao tema: a questão dos honorários sucumbenciais,  infelizmente alguns magistrados ainda insistem em arbitrar valores irrisórios, o problema em relação aos honorários da advocacia dativa, e as próprias denúncias de aviltamento por parte de colegas, que a OAB tem procurado orientar”, destacou o presidente da comissão.

Maurício Guedes ressaltou ainda a atuação da OAB em relação à valorização dos advogados iniciantes. “Muitas vezes os advogados iniciantes sentem-se enfraquecidos diante do empregador, e a OAB vem fornecendo subsídios e orientações para que ele não aceite uma remuneração irrisória. A valorização depende mais do advogado do que do escritório que irá contratá-lo”, disse.

Inserida na campanha nacional de valorização dos honorários e em atendimento a uma proposta do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Paraná, a Seccional iniciou uma campanha  para valorização da cobrança de consultas e dos honorários contratuais (veja aqui). Com divulgação de banners em redes sociais, realização de palestras e o site específico sobre Honorários (clique aqui), a campanha é uma das ações de valorização da advocacia da atual gestão da OAB Paraná, presidida pelo advogado Juliano Breda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *