O atual vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado, foi eleito pelo Plenário na manhã de quinta-feira (9) para presidir a corte no biênio 2015-2017. Os desembargadores federais Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Celso Kipper foram escolhidos para desempenhar os cargos de vice-presidente e corregedor regional, respectivamente. A posse da nova gestão deve ocorrer em junho.
Penteado, 56 anos, é paranaense, de Prudentópolis. Formou-se em Direito em 1983, pela Fundação Estadual de Ponta Grossa (PR), exercendo a advocacia por nove anos. Em março de 1993, tomou posse como procurador do Banco Central, órgão no qual exerceu a chefia da Procuradoria Regional entre os anos de 1995 e 2001. Penteado tomou posse como desembargador em junho de 2001, na vaga do quinto constitucional destinada aos advogados. No tribunal, foi vice-corregedor regional, presidente da 8ª Turma, especializada em Direito Penal, conselheiro e diretor da Escola da Magistratura (Emagis). Atualmente comanda a Vice-Presidência da corte.
O futuro vice-presidente, Thompson Flores, completa 52 anos neste mês. Nascido em Porto Alegre, graduou-se em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS), em 1985. Quatro anos depois, tomou posse como procurador da República, sendo promovido a procurador-chefe da Procuradoria Regional da República em 1996. Thompson Flores tornou-se desembargador em 2001, assumindo vaga destinada pelo quinto constitucional aos membros do Ministério Público. O desembargador presidiu a comissão de dois concursos para juiz federal substituto. Atualmente, é diretor da Escola da Magistratura (Emagis) e preside a 3ª Turma, especializada em Direito Administrativo.
Celso Kipper, que assumirá a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região, nasceu em Lajeado (RS) e tem 51 anos. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em janeiro de 1987. Trabalhou como servidor da Justiça Federal em Porto Alegre por dois anos. O novo corregedor ingressou na magistratura em agosto de 1991. Ele foi diretor do Foro da Seção Judiciária em Santa Catarina por duas gestões. Em 2002, quando foram instalados os Juizados Especiais Federais (JEFs) no país, ele assumiu como presidente da Turma Recursal catarinense, cargo que desempenhou até janeiro de 2004. Kipper tomou posse como desembargador em julho de 2004 e atualmente é o vice-corregedor.
Diretorias
Após a eleição, em sessão extraordinária coordenada pelo presidente do tribunal, desembargador federal Tadaaqui Hirose, o futuro dirigente do TRF4 agradeceu aos colegas e ressaltou a importância da democracia. “Pretendo aconselhar-me com todos os membros desta corte, sou um voluntário em favor da causa comum”. Já Hirose destacou que o trabalho do futuro presidente deve manter a excelência do TRF4, “considerado o mais eficiente e informatizado tribunal federal do país”.
Durante a sessão plenária também foram eleitos os desembargadores federais Márcio Antônio Rocha, como vice-corregedor, Otávio Roberto Pamplona, para assumir a direção da Escola da Magistratura (Emagis) do TRF4, e Joel Ilan Paciornik e Luiz Alberto d’Azevedo Aurvalle, como conselheiros da escola.
A Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (Cojef) da 4ª Região ficará a cargo do desembargador federal João Batista Pinto Silveira, tendo como vice-coordenador Ricardo Teixeira do Valle Pereira. Já o Sistema de Conciliação (Sistcon) será dirigido pelo desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, e a Ouvidoria ficará sob responsabilidade do desembargador federal Rômulo Pizzolatti. Para o Conselho de Administração do tribunal, foram eleitas como titulares as desembargadoras federais Vivian Josete Pantaleão Caminha e Vânia Hack de Almeida, e como suplentes os desembargadores João Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen.
Fonte: Assessoria de Imprensa do TRF4
