Em sua participação, Galdino ressaltou que quando atuou na Seccional e como advogado percebe o quanto as pessoas esperam da OAB e que a Ordem precisa corresponder a estas expectativas. A OAB precisa aglutinar outras instituições pra trabalhar em prol da sociedade. Havia uma premissa falsa de que o Ministério Público é quem defendia a sociedade, mas isso nunca foi nem nunca será. O MP defende o Executivo. Quem defende a sociedade é a OAB, afirmou o ex-vice-presidente.
O advogado lembrou de algumas ações que surgiram na Ordem que hoje beneficia toda sociedade como o tempo de tolerância para espera nas filas e situações em defesa do meio ambiente, entre outras. Hoje temos uma sociedade individualizada, que não pensa na igualdade, no coletivo. A OAB, por meio das comissões, pode e deve atuar na promoção da cidadania principalmente em ações voltadas para crianças, recomendou Galdino.
Após a palestra, por proposta do vice-presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, ficou definido que a Seccional e as Subseções terão um dia de ações para promoção da cidadania no próximo dia 30 de maio, um sábado. Em reunião com as Comissões no início deste ano surgiu a ideia de realizarmos um dia da cidadania, onde vamos doar um pouco do conhecimento que temos em prol da sociedade e com a participação das Subseções teremos um dia voltado para promoção da cidadania em todo Estado, comentou Cássio Telles. O vice-presidente também informou aos presidentes sobre a criação do grupo de trabalho para análise dos portais de transparência unindo a Ordem, o Conselho Regional de Contabilidade, o SESCAP entre outras instituições, e que pode ser exemplo de uma ação nos municípios.
As ações do dia de promoção da cidadania serão definidas e amplamente divulgadas pela Seccional.
O V Colégio de Presidentes de Subseções é patrocinado pela Caixa Econômica Federal.

