A OAB Paraná promove no próximo dia 30 de maio o Dia da Cidadania, quando as suas 47 comissões irão às ruas para prestar orientação e esclarecer direitos dos cidadãos. Uma das comissões que estarão em atividade é a de Acessibilidade, presidida pela advogada Berenice Reis Lessa, que participará do evento com uma ação em alusão ao dia nacional da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
A parceria com a Agência Central do Trabalhador de Curitiba, com o Instituto Paranaense de Cegos, Ministério Eficiente, UNILEHU e do Projeto Ser Capaz – IBGPEX, entre outras instituições, chamará a atenção da sociedade para o convívio social com as pessoas cegas, cadeirantes, surdas, idosas e em processo de reabilitação, ressaltando-se as dificuldades e obstáculos que essas pessoas enfrentam no seu cotidiano.
Mais de 400 vagas de emprego serão ofertadas. Uma agência para selecionar e encaminhar candidatos com deficiência a empresas, será montada no espaço reservado à Comissão de Acessibilidade e à Comissão do Idoso, da OAB Paraná. A Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e o Benefício da Prestação Continuada-LOAS, serão temas de um bate-papo preparado pela psicóloga Maria Tereza Rosa e pela advogada Carolina Garcia Luchi da Rocha Pombo, respectivamente. O despertar para o mundo do trabalho será o foco da oficina a cargo da UNILEHU.
Orientações jurídicas e esclarecimentos de como lidar com as diferenças nas situações de inadequação à função, ao local de trabalho e às atitudes discriminatórias dos colegas nas empresas são também algumas das atividades da programação. Além disso, a experiência de utilizar uma cadeira de rodas, usar uma bengala, apoiar-se em muletas, andador ou deparar-se com as barreiras físicas enfrentadas no dia a dia, dará ao cidadão a oportunidade de sentir na pele o que passam essas pessoas com limitações permanentes ou temporárias.
“Este é o desafio que a Comissão de Acessibilidade propõe àqueles que se dispuserem a participar das atividades no Dia da Cidadania da OAB. Esta conscientização é um passo importante para o processo de inclusão nas empresas e na sociedade em geral. Espera-se que as pessoas que venham a participar dessas vivências possam ser multiplicadoras do aprendizado em seus locais de trabalho, escolas, universidades, lazer e, com isso, contribuam para a eliminação das barreiras comunicacionais e atitudinais”, diz Berenice Lessa. O evento acontecerá na Praça Santos Andrade, em Curitiba, a partir das 9h, com término às 18h, e contará com interpretação em libras.

