A presidente da República, Dilma Rousseff, nomeou o advogado e professor Luiz Edson Fachin para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação foi publicada na edição desta segunda-feira (25), do Diário Oficial da União (clique aqui).
A aprovação do nome deo jurista paranaense foi comemorada pela OAB Paraná, que se mobilizou pela efetivação do seu nome. Fachin é advogado inscrito na OAB Paraná e exerce a advocacia há quase 35 anos (veja aqui).
O Senado Federal aprovou na última terça-feira (19), por 52 votos a 27, a indicação do nome do jurista paranaense para ocupar uma cadeira de ministro do STF. A sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado foi a mais longa da história, com 11 horas de duração.
Luiz Edson Fachin irá ocupar a vaga deixada por Joaquim Barbosa, que se aposentou há quase um ano. A posse no Supremo foi marcada para o dia 16 de junho. A cerimônia com assinatura do termo de posse acontece no Plenário do Supremo às 16h. Depois, o ministro recém-empossado se dirige ao Salão Branco para receber os cumprimentos.

