A nova comissão será presidida pelo advogado Márcio Dumas. “A inovação decorre, principalmente do uso cada vez mais intenso de novas tecnologias, como o processo eletrônico e outros softwares jurídicos. E as ferramentas de gestão aparecem para melhor atender aos clientes e garantir a eficácia na prestação dos serviços, por meio de procedimentos seguros, com organização e planejamento”, explica Dumas.
Para a vice-presidente da Comissão de Inovação e Gestão, Samantha Albini, superada a fase de implantação do processo eletrônico, a advocacia precisa se modernizar e o advogado tem que assumir também o papel de gestor em seu escritório. "Nos departamentos jurídicos, os advogados de certa forma já compreendem esses procedimentos, até porque estão inseridos num ambiente corporativo”, frisou.
“O problema são os advogados nos escritórios, que em geral ainda estão meio confusos e não sabem como aplicar essas inovações. No entanto, é preciso agora se profissionalizar e ter um diferencial para conseguir sobreviver nesse mercado tão competitivo. O Conselho Federal da OAB estima que em 2016 serão um milhão de advogados em todo o país”, destacou Samantha.
Também integram a Comissão de Inovação e Gestão os advogados Maurício Kavinski, Elisa Gehlen Paula Barros de Carvalho e Rafaella Munhoz da Rocha Lacerda.
