O vice-presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, participou na quarta-feira (22) da solenidade de compromisso coletivo de 55 novos advogados na sede da OAB Ponta Grossa. Em seu discurso de boas vindas para os novos advogados, Telles ressaltou a importância das apurações de escândalos de corrupção.
“A OAB Paraná desde o início da Operação Lava Jato se posicionou firmemente pela profunda investigação e punição exemplar de todos os envolvidos, posição que não se alterou”, afirmou Telles.
“A atividade dos advogados não pode jamais ser confundida com a conduta dos investigados. Assim como o princípio da moralidade na administração pública deve ser consagrado, e por isso se exige o combate e a punição à corrupção, também o princípio do respeito a ampla defesa deve ser observado. Inaceitável por isso qualquer tentativa de violar o sigilo das comunicações entre cliente e advogado. Este é um dos postulados da advocacia e premissa básica para se ter a ampla defesa”, completou o vice-presidente.
A secretaria – geral adjunta da OAB Ponta Grossa, Regina Fátima Wolochn, discursou em nome da diretoria da subseção para os novos profissionais da advocacia. “A partir deste compromisso, os senhores passam a ter uma missão especial – agir cotidianamente para que os seres humanos possam gozar de uma vida digna e justa. Serão os responsáveis por semear neste mundo mais tolerância e mais justiça através da prevenção ou da solução dos mais diversos problemas que afetam o dia a dia das pessoas”, disse em um dos trechos do discurso.
"Este compromisso reconhece em cada um de vocês, o saber técnico e a idoneidade moral capaz de fazê-los enfrentar todos os entraves para por fim a um conflito. Sim, advogar é antes de tudo uma busca da paz social, o fim último da Justiça, porque implica na convivência pacífica de todos os seres humanos” afirmou a advogada que também convidou os novos profissionais a participarem da OAB.
A mesa da solenidade de compromisso coletivo foi composta ainda pelo vice-presidente da OAB Ponta Grossa, Carlos Gustavo Horst; pela tesoureira, Dirceia Moreira; pelo secretário adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Luis Alberto Kubaski; pelos conselheiros estaduais Gustavo Souza Netto Mandalozzo e Mariantonieta Ferraz Portela; pelo conselheiro da subseção Roberto Ribas Tavarnaro e pelo advogado iniciante Gustavo Schemim da Matta.
