Curso “Atualidades: Legislação e Prática” abordou prática da sustentação oral

 

A última edição do curso “Atualidades: Legislação e Prática”, promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) em parceria com a Comissão de Advogados Iniciantes da OAB Paraná, abordou a temática da advocacia perante os tribunais, com foco na sustentação oral e memoriais. O curso foi ministrado pelo advogado Carlos Alberto Farracha de Castro, presidente da Comissão de Estudos de Recuperação Judicial de Empresas e Falência da Seccional.

Castro trouxe a experiência da prática profissional, o dia-a-dia do advogado nos momentos que antecedem a sustentação, a atuação no tribunal, a conduta perante o relator, o revisor, até o processo ser pautado. O advogado também explicou aos advogados iniciantes como deve ser a sustentação, de modo objetivo e claro, sempre respeitando os colegas.

“Qualquer sustentação oral, seja um advogado iniciante, seja um advogado experiente, gera uma tensão, uma preocupação. A maior dica é conhecer o processo, saber os pontos controvertidos, ser objetivo e escolher um tema de relevância, que seja inédito. Não adianta usar a tribuna para enfrentar uma tese que já está consolidada. Em síntese é conhecer o processo e a jurisprudência”, frisou Castro.

O curso “Atualidades: Legislação e Prática” teve início em março, com debates sobre direito de família, lei anticorrupção, arbitragem, entre outros temas, como foco na advocacia iniciante. Os encontros são mensais, na sede da OAB Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *