Advogados com 45 anos de profissão foram homenageados pela OAB Paraná

 

A OAB Paraná homenageou nesta terça-feira (8) os advogados que completaram, em 2015, 45 anos ininterruptos de exercício da advocacia, ou 70 anos de idade e cumulativamente 30 anos de contribuição. Os homenageados receberam um diploma de agradecimento pelos serviços prestados à advocacia e pelo exercício ininterrupto e ilibado da profissão. Esses advogados ficam isentos do pagamento de anuidades, conforme prevê o artigo 2º do Provimento 111/2006 do Conselho Federal da OAB.

Os jubilados foram saudados pelo vice-presidente da Seccional, Cássio Telles, pela secretária-geral adjunta Iverly Antiqueira Dias Ferreira, pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, José Augusto Araújo de Noronha, e pelo conselheiro federal Flávio Pansieri.

O advogado Vitório Sorotiuk fez o agradecimento em nome dos homenageados, lembrando que todos ali iniciaram a profissão numa época de trevas, num período difícil da história do país. “Temos aqui pessoas que sentiram na carne o que é tortura e o que é prisão. Tivemos que lutar pelo Estado de Direito e fomos peça fundamental no retorno da democracia”, destacou o advogado, que foi preso e exilado.

“Nos sentimos honrados porque, se chegamos aqui, com mais de três décadas de advocacia, foi porque tivemos no exercício profissional uma conduta ilibada, e não cometemos nenhuma falha. Exercemos o poder que recebemos dentro do direito e das garantias fundamentais. Somos orgulhosos de pertencer a essa categoria que levanta a sua voz em favor da democracia e de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados e futuro presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha, falou sobre os dois momentos que considera marcantes para os dirigentes da Ordem: “o compromisso dos novos advogados, quando renovamos os nossos próprios compromissos e percebemos nos olhos toda uma esperança na vida profissional que se inicia, e esta cerimônia de jubilamento, quando prestamos uma justa homenagem à advocacia paranaense. Nenhum dever é mais importante do que a gratidão. Vocês, com absoluta ética e retidão, ajudaram a construir a história da nossa instituição”, afirmou.

Noronha reconheceu as dificuldades que os homenageados enfrentaram, exercendo a advocacia num período conturbado da história política do país, mas chamou atenção para o atual momento da advocacia brasileira, que se vê ameaçada com a extinção do Exame de Ordem. “Não toleraremos nenhum ataque à advocacia”, disse.

O vice-presidente Cássio Telles expressou sua alegria de se encontrar com advogados que atuaram na sua cidade, Pato Branco, e que foram inclusive referência para a sua vida profissional. “Para mim é um momento inesquecível estar aqui. Já presidi 165 solenidades de compromisso de novos advogados, mas essa será sem dúvida a que mais marcará a minha trajetória de dirigente da instituição. Sinto-me muito honrado de prestar esta homenagem a todos vocês”, enfatizou.

“A Ordem presta esta homenagem com muito orgulho, porque sabe que neste auditório estão advogados que servem de modelo a todos os novos profissionais que estão ingressando nas fileiras da advocacia”, explicou o vice-presidente. “Sabemos que essa cerimônia não representa o fim da carreira, pois vocês continuam trabalhando em favor da justiça, da democracia e dos valores republicanos. E há ainda muito a fazer pelo nosso país. Se reconquistamos a liberdade do cidadão brasileiro, ainda não conquistamos o Brasil que nós queremos, o Brasil da honestidade, da eficiência, onde as instituições funcionem para o povo brasileiro. Essa é uma luta que nós, advogados, ainda não vencemos. Não conseguimos que o princípio da moralidade da administração pública seja integralmente respeitado pelas nossas autoridades. O grande desafio é o da maior participação na vida pública. Nós somos a nação brasileira e a administração pública deve trabalhar pelo povo", completou. 

A cerimônia terminou com a apresentação do Coral da OAB e CAA-PR. Em todo o estado, 235 profissionais receberão a homenagem. Haverá também cerimônias em Londrina, no dia 10, e em Maringá, no dia 11 de dezembro.

Clique aqui para conferir a relação dos advogados jubilandos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *