A nova diretoria da OAB Paranaguá tomou posse na noite desta terça-feira (1º/3), em cerimônia realizada na sede da subseção. O novo presidente é o advogado Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho. Também compõem a diretoria o vice-presidente José Antonio Schuller da Cruz, a secretária-geral Cláudia Christina Castellain, o secretário-geral adjunto Jefferson Honorato Moro e a tesoureira Cláudia Maria de Almeida Cosmo Wassão.
O presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha, presidiu a solenidade, que foi marcada por uma emocionante homenagem à presidente que deixou o cargo, Dora Maria das Neves Schuller. A posse contou com a presença de conselheiros, diretores da Seccional, da Caixa de Assistência dos Advogados, além de membros da magistratura e do Ministério Público.
A presença de magistrados na cerimônia foi destacada pelo presidente da OAB Paraná, considerando-a uma demonstração de respeito à advocacia, especialmente nesta semana em que a OAB fez uma manifestação incisiva contra o governo do estado por causa da retenção dos valores constitucionais devidos ao Poder Judiciário. “Até ontem o Tribunal de Justiça estava sem recursos para pagar seus funcionários e magistrados. Emitimos uma nota pesadíssima onde estava bem demonstrando que o governador poderia ser acusado de crime de responsabilidade. A OAB sempre defenderá a prerrogativa do Poder Judiciário de administrar os seus recursos”, disse Noronha.
O presidente da seccional, entretanto, avisou que as críticas serão feitas quando necessárias e criticou a prioridade que está sendo dada ao segundo grau de jurisdição quando a luta é por mais investimentos na primeira instância. “Queremos que os investimentos sejam direcionados para onde está efetivamente o gargalo do Poder Judiciário, nas comarcas que ainda sofrem com a falta de estrutura”, afirmou.
Noronha referiu-se ao lema de sua campanha – uma OAB para os advogados e para a sociedade – para lembrar que em sua gestão a Ordem será protagonista nas causas sociais. A principal delas é o combate à corrupção. “Temos a obrigação de combater o caixa 2 e os crimes eleitorais. Lançaremos em todas as subseções os comitês 9840, para recolher as denúncias contra candidatos”, anunciou. O presidente da OAB lembrou que as próximas eleições municipais serão as primeiras sem o financiamento por pessoas jurídicas – modelo que gerava um relacionamento “incestuoso”, favorecendo a corrupção e impedindo a consolidação da justiça social.
Em seu discurso, Noronha defendeu o Exame de Ordem e citou as estatísticas para mostrar a grandeza da instituição. “Presidir a OAB é uma obra coletiva. É uma obra dos 101 membros eleitos para a Seccional, dos 47 presidentes de subseções, 85 conselheiros estaduais, 6 conselheiros federais, 1.532 advogados que prestam serviço voluntário na instituição, 56 mil advogados ativos no Paraná e 948 mil advogados em todo o Brasil. Em breve seremos quase um milhão de advogados e temos a missão de fazer da advocacia uma profissão digna para todos os nossos colegas”.
Conquistas
Dora Schüller, presidente da subseção por três mandatos e agora conselheira seccional, tem uma longa história de dedicação à Ordem dos Advogados. O seu trabalho é reconhecido pelos colegas de Paranaguá e representantes da OAB de todo o estado. Ela foi homenageada durante a solenidade e se despediu com um relato das conquistas de sua gestão. Dora considera que um dos principais legados foi a construção da sede da subseção, conquistada com apoio dos ex-presidentes da Seccional e também com o empenho de José Augusto Noronha enquanto presidente da Caixa dos Advogados. “Em todos esses anos fui plural. Em nenhum momento estive sozinha. Todas as vitórias e derrotas foram compartilhadas”, afirmou.
O novo presidente, Nazareno Pioli Filho, que também tem um histórico de atividades na subseção, se comprometeu a dar atenção às reivindicações dos advogados do Litoral. A subseção atende também os municípios de Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. “Reafirmo que buscarei atender a todas as aspirações. Não haverá reclame que não será objeto de providência. Os advogados encontrão aqui pessoas comprometidas com as causas da advocacia do Litoral, com uma atuação ética e escorreita”, disse.
A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná esteve representada pelo diretor tesoureiro Alessandro Panasolo. Depois de fazer uma saudação especial às mulheres, Panasolo ressaltou o papel da CAA-PR no apoio ao profissional. “Os advogados do Paraná contam com uma Caixa invejável, com solidez financeira, equipe eficiente de funcionários, excelentes convênios em todas as áreas. A Caixa é parceira, acolhedora, mãe e pai dos advogados”, comparou.
Representando o Conselho Federal da OAB, Flávio Pansieri, destacou que a OAB não se calará nem ficará inerte diante dos desmandos dos poderes. O conselheiro federal enfatizou que a sociedade só tem um caminho – o da retidão, da ética e da democracia.
A solenidade contou também com a presença do ex-conselheiro Paulo Farah, do secretário-geral adjunto da Seccional, Alexandre Quadros, dos conselheiros estaduais Maria Regina Zarate Nissel, Andrei de Oliveira Rech, Fernando Previdi Motta e Alexandre Salomão, do procurador geral da OAB Paraná, Andrei Salmazo Poubel, e do assessor da presidência Ricardo Navarro.

