29 de abril: um ano do confronto do Centro Cívico

A diretoria da OAB-Paraná solicitou à Comissão de Direitos Humanos o acompanhamento do ato público desta sexta-feira (29/4), no Centro Cívico, que marca um ano do violento confronto que envolveu professores e a Polícia Militar do Estado do Paraná.

O protesto de professores e servidores públicos, no dia 29 de abril do ano passado, contra as mudanças no regime previdenciário propostas pelo governo estadual, ficou marcado como um dos mais tristes capítulos da história do Paraná.

O Centro Cívico se transformou no palco de cenas lamentáveis, incompatíveis com o que se deseja em um Estado Democrático de Direito, fatos que devem ser lembrados para que nunca mais sejam repetidos.

Em 2015, a OAB acompanhou os protestos, promovendo medidas para garantir o direito dos manifestantes de exercer a sua liberdade de expressão e atendendo aqueles que haviam sido detidos durante os protestos.

O episódio terminou com mais de 200 pessoas feridas.

A OAB Paraná divulgou à época notas de repúdio ao desrespeito à democracia e à livre manifestação. “O direito à manifestação popular pacífica deve ser protegido como legítima expressão da democracia. O poder de polícia é indelegável e deve ser exercido pelo Estado com inteligência e sem abusos”, disse a Diretoria da OAB em uma das notas.

A OAB Paraná espera que se conclua a apuração das responsabilidades e que, diante dos fatos, se relembre a necessidade de valorização dos professores em nossa sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *