Os profissionais empossados irão fortalecer a estrutura da PGE no interior do Paraná. Algumas regionais importantes, como Paranaguá, Cornélio Procópio, União da Vitória e Paranavaí eram atendidas por apenas um procurador e agora receberão reforço. O preenchimento das vagas no interior também abre a possibilidade de remanejamentos para Curitiba, que terá fortalecida a Câmara de Conciliação de Precatórios e a Procuradoria Consultiva, que atende à administração estadual.
Ao dar posse aos novos procuradores, o governador do Paraná, Beto Richa, afirmou que a ampliação do quadro da PGE reflete na melhoria da defesa dos interesses do Estado e das ações da administração. “Sempre nos preocupamos com a legalidade de todas as nossas ações. São tantos atos diariamente, semanalmente, e é essencial ter o parecer da procuradoria para evitar eventuais erros nas ações e documentos. Esse é um cuidado que sempre tive como governante”, disse Richa.
O procurador-geral do Estado, Paulo Sérgio Rosso, destacou que a modernização dos processos judiciais aumentou a necessidade de atuação da PGE. “Hoje vivemos um momento novo no Direito com os processos eletrônicos. O volume de processos judiciais tem crescido muito, o que tornou imprescindível a nomeação dos novos procuradores. Estamos muito felizes por receber estes profissionais, que vieram de todo o Brasil para colaborar com o Estado do Paraná”, afirmou.
Recém empossado, o procurador Guilherme Ferreira Tavares disse estar satisfeito em poder contribuir com o desenvolvimento do Paraná. “A efetivação dos planos do Executivo estadual passa pela atuação do procurador, que faz isso judicialmente, ao defender as políticas públicas traçadas, e também extra-judicialmente de forma consultiva”, explicou.
Participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o procurador-geral de Justiça do Paraná, Ivonei Sfoggia; o defensor-geral de Justiça do Estado, Sérgio Parigot de Souza; o procurador-geral de Curitiba, Joel Macedo; a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os secretários do Planejamento, Cylleneo Pessoa; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas; o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato; o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; e os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli e Guto Silva.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná

