Diretoria da OAB Pitanga toma posse

A diretoria da OAB Pitanga, formada por Rogério Danguy Cleto (presidente), Cássia Aparecida Clazer Halila (vice-presidente), Valdecy Schon (secretário-geral), Ruy de Oliveira Melo (secretário-geral adjunto) e João Adilson Mazur (tesoureiro), tomou posse solene na noite de sábado (9/7), na sede da subseção.

A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente da OAB Paraná, Airton Molina. Também prestigiaram o evento a conselheira federal, Edni Arruda, os presidentes das subseções de Guarapuava, Marcos Antônio Maier Carvalho, e de Ivaiporã, Luiz Henrique Maciel Branco e ainda autoridades locais.  

A subseção reúne 145 advogados que atuam nas cidades de Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital e Santa Maria do Oeste.

“De nada adiantaria tecer comentários sobre as graves questões nacionais, que preocupam e até mesmo angustiam toda uma nação, e que diuturnamente são abordadas pela mídia, se dentro de nossas possibilidades não envidássemos esforços por uma OAB atuante e participante nas questões locais”, afirmou o presidente da subseção.

Rogério Danguy Cleto destacou diversas ações da OAB Pitanga em benefício da saúde pública, do acesso à Justiça, mercado de trabalho, entre outros temas. “Fala-se muito no caos existente no sistema prisional brasileiro, na falta de condições dignas dos presidiários, no entanto, a OAB Pitanga, periodicamente comparece à Cadeia Pública local, juntamente com o Magistrado e Promotores de Justiça, para averiguar a alimentação fornecida aos reclusos, suas condições de higiene, de saúde, de tratamento pela carceragem, inclusive quanto ao cumprimento de suas penas. E o resultado já está sendo sentido, principalmente pela ausência de rebeliões”, frisou.

“Fala-se muito a nível nacional, da dificuldade de acesso do cidadão à Justiça. No entanto, a OAB de Pitanga, de há muito, desde a gestão do Presidente Cezar Romero Ziegemann, vem batalhando continuamente pela instalação da Vara da Justiça do Trabalho de Pitanga e pela instalação da Vara da Justiça Federal de Pitanga. Aquela, a Vara da Justiça do Trabalho, por ora, é um sonho, parcialmente concretizado pela criação do Posto Avançado da Justiça do Trabalho, transformado atualmente na Vara Itinerante da Justiça do Trabalho de Pitanga”, ressaltou. 

“Fala-se muito a nível nacional, da falta de condições de acesso à Justiça, principalmente do cidadão com parcos recursos financeiros. No entanto, a Subseção de Pitanga, após intenso trabalho, conseguiu o comparecimento semanal de dois Juízes Leigos no Juizado Especial Cível de Pitanga, disponibilizando a eles, inclusive, a cada sete dias, combustível para seus deslocamentos Guarapuava/Pitanga e Pitanga/Guarapuava”, disse Cleto. Confira a íntegra do discurso aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *