A 3ª Vara Criminal de Guarapuava foi inaugurada nesta terça-feira (20/9), atendendo às reivindicações da OAB Paraná, da Subseção de Guarapuava, de Juízes e de toda a comunidade jurídica local. A instalação visa desafogar o trabalho na Comarca, visto que as audiências vinham sendo designadas para 2018.
Com a instalação, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Paulo Vasconcelos, atendeu o pleito apresentado no dia 5 de agosto pelo grupo de advogados e magistrados que esteve na corte para reivindicar a vara. Fizeram parte da comitiva o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, o secretário-geral Alexandre Quadros, a conselheira federal Edni Arruda, o presidente da OAB Guarapuava, Marcos Antonio Carvalho, e a vice-presidente da subseção, Maria Cecilia Saldanha. Na ocasião, o presidente do TJ determinou a imediata instalação da Vara Criminal e o início do processo para a criação de uma Vara da Fazenda Pública no município. Também pleiteada pela comitiva, a Vara da Fazenda Pública desafogará o trâmite de processos em outras varas.
Para o presidente da OAB Paraná, presente à solenidade, a instalação da 3ª Vara Cível de Guarapuava atende aos interesses dos advogados e de todos os demais integrantes do sistema de justiça. “Certamente haverá uma maior celeridade no julgamento dos processos e maior dinâmica dos atos processuais, fazendo com que a finalidade da Justiça seja cumprida”, destacou.
O presidente da seccional ressaltou ainda que o investimento em primeiro grau é fundamental para o melhor funcionamento da Justiça. “Temos certeza que assim fazendo o TJ-PR está cumprindo as determinações do CNJ. Segundo o CNJ, mais de 90% dos processos estão no primeiro grau e lá deve existir a maior atenção dos gestores da Justiça”, frisou.
A conselheira federal Edni de Andrade Arruda destacou que a instalação da 3ª Vara Criminal era uma reivindicação antiga da Ordem. “A sensação é de dever cumprido”, disse. “Sentimos que foi dada uma resposta não apenas aos advogados, juízes, promotores, mas à sociedade guarapuavana. Teremos o maior empenho para continuar lutando pela instalação de outras varas que ainda são necessárias”, disse a advogada, ressaltando que a luta é permanente.
“Essa instalação é muito importante para a nossa comarca, pois atende a uma reivindicação antiga dos juízes, promotores, advogados, serventuários. Vai agilizar o trâmite dos processos criminais e contribuir para a efetivação da Justiça”, afirmou o presidente da OAB Guarapuava, Marcos Antonio Maier Carvalho.

