Saber lidar com as diferenças, reconhecer as potencialidades do outro, promover qualidade de vida às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida são alguns dos aspectos que envolvem o direito à acessibilidade total. Este é o tema do evento A OAB por uma Sociedade Acessível e Inclusiva, que será realizado no próximo dia 13 de novembro, às 18h30, na sede da Seccional (Rua Brasilino Moura, 235 – Ahu).
O evento promovido pela Comissão de Acessibilidade da OAB Paraná, presidida pela advogada Berenice Reis Lessa, marca o início de uma campanha pela promoção da acessibilidade como um direito de todos, no cumprimento do dever institucional da Comissão em defesa dos direitos do cidadão.
Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45 milhões e 600 mil pessoas se declararam com algum tipo de deficiência em todo o país ou seja, quase 24% da população brasileira. Neste contexto, encontra-se também o idoso, que a cada ano tem sido um dos alvos das políticas públicas, em razão da expectativa de que, no futuro próximo, represente a maior parcela da população brasileira.
Entendida como um direito essencial, a acessibilidade pressupõe uma vida normal com autonomia e independência, sem necessidade de que alguém venha em seu auxílio. “Se você se colocar no lugar de um cadeirante, de alguém com deficiência visual ou mesmo de um idoso, entenderá as dificuldades e os impedimentos que essas pessoas enfrentam ao se deparar com edifícios sem nenhuma adaptação às suas necessidades, calçadas sem sinalização, equipamentos urbanos inadequados”, diz a presidente da Comissão de Acessibilidade, Berenice Lessa.
Evento
A programação do evento prevê depoimentos de advogados com deficiências física e sensorial que darão um panorama das barreiras que enfrentam no dia a dia da advocacia nos fóruns e Tribunais de Curitiba. História de vida, sonhos, frustrações, esperança e sucesso é o exemplo de superação que Roberto Carlos II, o Dudu Braga, deficiente visual aos 18 anos de idade e um dos fundadores da ONG – Associação Meninos do Morumbi, vai apresentar na Seccional.
O procurador do Ministério Público de Contas, Sérgio Ricardo Costa Caribe, coordenador da campanha pela acessibilidade total junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), também prestigiará o evento juntamente com o desembargador federal do Trabalho da 9a Região, Ricardo Tadeu Fonseca, um dos colaboradores junto à delegação brasileira para a redação da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU, em Nova Iorque.
No evento serão abordados temas como "As barreiras sociais e a pessoa com deficiência", "A pessoa com deficiência no exercício da Advocacia”, e "A relevância da OAB na eficácia dos direitos constitucionais da pessoa com deficiência".
Os interessados em participar dos debates devem se inscrever com antecedência pelo site da Seccional, na seção Eventos. A inscrição é gratuita.
Serviço:
A OAB por uma Sociedade Acessível e Inclusiva
Terça-feira (13) às 18h30 no auditório da OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253- Ahú)

