“A UFPR é um patrimônio de todos os paranaenses. A OAB espera que os laços com a universidade sejam ainda mais estreitos. Diversos projetos conjuntos poderão ser desenvolvidos em benefício de toda a sociedade”, afirmou Noronha. O presidente também enalteceu o trabalho realizado pelo atual reitor, Zaki Akel Sobrinho.
Ricardo Marcelo Fonseca foi eleito pela chapa 2 “UFPR é nossa vida”, que tem como vice a professora de Engenharia Florestal Graciela Muniz. As eleições foram realizadas nesta terça e quarta-feira junto a alunos, professores e servidores da universidade.
O novo reitor é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e formado em História pela UFPR. É também mestre e doutor em Direito pela UFPR, e fez pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, na Itália, sob a supervisão de Paolo Grossi, grande expoente do estudo da História do Direito. Procurador federal e professor da UFPR há quase vinte anos, Ricardo Marcelo Fonseca é também presidente do Instituto Brasileiro de História do Direito, coordenador acadêmico do Instituto Latino-americano de História do Direito e do Núcleo de Pesquisa História, Direito e Subjetividade, que desenvolve pesquisas nas áreas de história da cultura jurídica e crítica da subjetividade moderna.

