O advogado Rudy Heitor Rosas foi o vencedor do Concurso de Artigos Ministra Denise Martins Arruda da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Guarapuava. Com o título "Problemas como Desafios da Advocacia", o advogado discute questões que precisam ser enfrentadas no dia a dia de trabalho dos profissionais do direito. A entrega da premiação, R$ 1 mil, acontece no próximo dia 11 de agosto, Dia do Advogado, que será comemorado no London Pub em Guarapuava.
"Pois esta é a missão, a partir da visão de criminalista, tentar encontrar problemas que mereçam ser postos como desafios, como problemas a serem superados, não somente por criminalistas, mas pela categoria como um todo e que sejam dignos de análise e ação. É esta a proposta que segue, uma leitura e levantamento de alguns pontos nevrálgicos do ethos da advocacia moderna que pela sua complexidade possam merecer uma solução e essa solução é o que propõe-se como desafio" afirma o advogado Rudy Rosas na introdução do artigo. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.
Além de estimular o potencial criativo e o aprofundamento do conhecimento, a Subseção da OAB presta uma homenagem à Denise Martins Arruda, guarapuavana que sempre defendeu e desempenhou com nobreza e probidade sua atividade profissional na advocacia e na magistratura, onde foi ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Os artigos dos estudantes foram desclassificados por não estarem adequados às normas do regulamento (edital).
Ministra Denise Martins Arruda
Nascida em Guarapuava, em 1941, inspirada no exemplo do pai, o conhecido e saudoso advogado Oscar Virmond de Arruda, escolheu o caminho do Direito, conquistando, com apenas 22 anos de idade, em 1963, o título de bacharel pela Universidade Federal do Paraná. Depois de alguns anos advogando, em 1966 foi aprovada em concurso para juíza substituta, iniciando sua atuação como magistrada em Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.
Mediante novo concurso, foi promovida a juíza de direito, cargo que exerceu nas comarcas de Mallet, Jandaia do Sul, Peabiru, Londrina e Curitiba. Sua destacada atuação na magistratura fez com que merecesse nova promoção, agora para o Tribunal de Alçada, onde em 2001 foi eleita para a vice-presidência. Ela se tornou, assim, a primeira mulher a ocupar um cargo de direção no Poder Judiciário paranaense. Em janeiro do ano seguinte, nova e mais honrosa promoção, agora a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.
Denise Martins Arruda não permaneceu muito mais do que dois anos como desembargadora. Em maio de 2003, tornou-se a quarta mulher do país a chegar ao Superior Tribunal de Justiça, nomeada ministra pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A magistrada paranaense permaneceu naquela corte até alcançar a merecida aposentadoria, em abril de 2010.
Denise Martins Arruda faleceu em 12/12/2013. Por sua longa e vitoriosa carreira jurídica, sempre galgando posições mais altas por competência e merecimento, a guarapuavana Denise Martins Arruda se faz merecedora desta homenagem.
Fonte: OAB Guarapuava

