A professora da Universidade de Nova York, Catherine Sharkey, fez sua primeira participação, na manhã desta quinta-feira (16), no III Simpósio de Responsabilidade Civil – As ações de indenização nos Estados Unidos e no Brasil, que a OAB Paraná promove até a sexta-feira (17). O evento promovido pela Comissão de Responsabilidade Civil da Seccional, presidida pelo advogado Gabriel Bittencourt Pereira, tem tradução simultânea. A professora norte-americana fará quatro exposições, seguidas de debate, sobre o tema “As ações de indenização nos Estados Unidos”. Ainda nesta quinta-feira, está prevista uma segunda exposição a partir das 19 horas.
O III Simpósio foi aberto na noite de quarta-feira (15), com o debate “Questões atuais e relevantes sobre as ações de indenização no Brasil”. O tema foi abordado pelos palestrantes José César Valeixo Neto, com o assunto “Acordos”; Cyntia Brandalize Fendrich – “Perda de uma chance”; Raphael Evaldo Yuraçan Adacheski – "Provas" e Angélica Carlini -”Seguros de Responsabilidade Civil”.
Conforme Pereira, a ideia é mostrar como os Estados Unidos tem experiência na área de ações de indenização, e tentar entender porque as indenizações tem valor diferente e mais alto nos EUA. "É uma oportunidade de entender como as coisas acontecem por lá e quebrar o paradigma que existe”, completou Pereira. Para os interessados em participar, ainda é possível se inscrever no local. O investimento é de R$ 110,00 (pagamento em dinheiro ou cheque). O evento tem continuidade nesta quinta-feiras às 19 horas, e na sexta-feira (17) às 9h e às 19 horas, no auditório da Seccional.

