Representantes da advocacia sul-americana estiveram presentes na cerimônia de inauguração da nova subseção de Foz do Iguaçu e sede do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem), na noite de quarta-feira (27). Além do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto; do presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado e do presidente do Coadem, Julio Ernesto Balbiani (do Paraguai), também estiveram na solenidade presidentes de entidades congêneres da OAB: Carlos Alberto Andreucci, do Colégio dos Advogados da Argentina e Oscar Paciello, do Colégio dos Advogados do Paraguai.
O presidente da comissão nacional de Relações Internacionais da OAB, Roberto Antonio Busato, destacou em seu discurso a importância da sede fixa do Coadem. “É importante não só para nós advogados brasileiros, mas para todo o Mercosul. Esta sede representa uma trincheira da advocacia sul-americana, principalmente neste momento de dificuldade de alguns Colégios que pertencem ao Coadem, como a Bolívia, que foi praticamente massacrada pelo Presidente da República Boliviana Evo Morales. Esta sede pode significar a esses ditadores de plantão que a advocacia sul-americana está organizada, estabelecida, e em condições de se solidarizar com os advogados de todo o continente”.
Para Oscar Paciello, a inauguração “é a concretização de um sonho de união sul-americana, desde o inicio do Mercosul”. O Coadem reúne as entidades representativas dos advogados do Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina, Brasil e Bolívia.
O vice-presidente nacional da OAB, Vladimir Rossi Lourenço e o presidente da Caixa de Assistência do Advogado da OAB Paraná, Manoel Cachenski Daher, também estiveram presentes na cerimônia, além de diretores e conselheiros estaduais e federais da OAB, do presidente da subseção de Foz, Nilton Luiz Andraschko, e advogados.
Na tarde desta quinta-feira (28), acontece a primeira assembleia do Coadem na sede definitiva do Conselho. Na assembleia será feita uma análise da situação da Bolívia, onde o presidente Evo Morales, por meio de decreto supremo, pôs fim à filiação obrigatória de advogados ao Colégio. O Coadem e a OAB repudiaram os atos de perseguição praticados pelo presidente da Bolívia contra o Colégio Nacional dos Advogados Bolivianos.
O prédio da subseção de Foz do Iguaçu (Rua José Menezes, 40 – Jardim Guarapuava) passou por obras de reforma e ampliação nos últimos seis meses e ganhou um piso superior, onde foi instalado o Coadem. O compromisso de ampliar as instalações da subseção foi assumido pelo Conselho Federal, depois que a cidade foi escolhida para sediar o Conselho.

