A OAB Paraná realizou nesta quarta-feira a solenidade de jubilamento dos advogados que completaram 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de contribuição, contínuos ou não, ou que estejam inscritos e tenham contribuído com a OAB durante 45 anos ou mais. Os homenageados receberam diploma de agradecimento pelos serviços prestados à advocacia e ficarão isentos do pagamento das anuidades.
O presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha, abriu a cerimônia destacando que é uma da mais importantes realizadas pela Ordem, pois representa o cumprimento do Provimento 111 do Conselho Federal. Com o jubilamento, os advogados continuam desfrutando dos serviços da Ordem, mas sem a contrapartida financeira. O pai do presidente da OAB Paraná, Antonio Lopes de Noronha, estava entre os homenageados.
José Augusto Araújo de Noronha iniciou dizendo que a cerimônia foi preparada com muito carinho pela diretoria, em reconhecimento à trajetória de sucesso de todos os advogados que, com o exercício ilibado da profissão, ajudaram a construir a OAB. Destacando que a Ordem é “porto e farol” da sociedade brasileira, Noronha apresentou os números que mostram o gigantismo da instituição. “Estamos completando 86 anos com 1 milhão de advogados no país, 60 mil no Paraná. Aqui no estado temos 47 subseções, 207 salas de advogados, mais de 1.500 profissionais contribuindo voluntariamente com o seu trabalho. Se temos a melhor OAB é porque houve muito trabalho dos senhores. Temos muito a agradecer por tudo o que fizeram pela advocacia paranaense”, afirmou.
O advogado Pedro Paulo Pamplona falou em nome dos homenageados. “Quando recebi o convite para discursar, retrocedi a 5 de março de 1971, data da minha formatura na Universidade Federal do Paraná. É com o mesmo orgulho e a mesma satisfação que estou aqui. A emoção é grande ao ver essa plêiade de ilustres advogados”, disse. Pamplona , que atuou durante 18 anos no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, ponderou sobre a formação dos jovens advogados, lamentando que poucas faculdades insiram a Ética em seus currículos. “Sinto-me muito honrado, agradeço ao nosso presidente e que continuemos nossa vida com o mesmo vigor, com a mesma disposição, distribuindo amor, que é o que constrói a nossa vida”, concluiu.
Os homenageados também foram saudados pela vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Daniela Ballão, que destacou a presença, entre os jubilados, do ex-presidente da CAA-PR, Manoel Daher. “Esses nobres advogados contribuíram para que hoje tivéssemos uma instituição sólida. A Caixa procurou estar sempre presente, atendendo aos anseios da advocacia. As necessidades da classe foram se alterando, mas a Caixa também se adaptou. Mantemos a farmácia e a livraria, temos inúmeras campanhas e projetos. A saúde dos nossos colegas é o nosso maior patrimônio”, ressaltou.
Participaram da cerimônia a secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, a presidente da Comissão de Direito do Idoso, Rosângela Lucinda, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Alexandre Salomão, o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Anderson Rodrigues Ferreira, o conselheiro estadual Estêvão Corrêa. O Coral da CAA-PR fez uma apresentação durante a solenidade.

