A Comissão da Agenda 21 da OAB Paraná lança, nesta quinta-feira (10), a cartilha “Agenda 21 para escritórios de advocacia”. Antes do lançamento acontece uma palestra com a advogada Juliana Amaral Toledo, de São Paulo, que vai falar sobre a atuação de advogados e sociedades de advogados na área socioambiental. A cartilha elaborada pela Comissão da Seccional partiu da experiência de ações adotadas na sede da OAB Paraná consideradas importantes para serem divididas com os advogados. “A decisão de elaborar esta cartilha partiu de dois pontos principais: primeiro a contribuição para um meio ambiente sustentável e segundo pela redução do custo operacional, com papel, tinta e promoção de maior satisfação entre os colaboradores”, comentou a presidente da Comissão, a advogada Leda Ramos May.
A cartilha tem fácil leitura e traz dicas que podem ser incorporadas nos escritórios de advocacia, como a observação de certificação de origem na hora de adquirir produtos, a separação do lixo seco do molhado e a carona solidária. A obra está dividida em quatro tópicos principais: aquisições sustentáveis, consumo, resíduos sólidos, e sociabilidade. Conforme Leda Ramos May o importante é se programar, se agendar para implementar ações socioambientais. “A pessoa deve se programar a curto, médio e longo prazo. Otimizar situações pró-meio ambiente tem redução de custo. Inicialmente pode ter um impacto, mas efetivamente reduz custos”, salientou a presidente da Agenda 21. A cartilha será distribuída gratuitamente após a palestra e posteriormente aos escritórios de advocacia.
A Seccional, na medida do possível, vêm implantando ações recomendadas pela Comissão. A última novidade são as aulas de ginástica laboral, oferecidas aos funcionários duas vezes por semana, que promovem maior satisfação no ambiente de trabalho além de ajudar a prevenir doenças. Este ano também teve início a destinação adequada às lâmpadas descartadas, usadas na sede. Nos últimos anos já foram implementadas a campanha de reciclagem de papel na OAB Paraná, foram adquiridas impressoras automática frente e verso, feita a coleta de pilhas e baterias de toda comunidade que pode dar uma destinação adequada a este material no hall de entrada da sede, a instalação das lixeiras separadoras de resíduos, o programa adote uma caneca para desestimular o uso de copo plástico e um trabalho de conscientização por meio de adesivos.
O evento desta quinta-feira (10) é gratuito e tem início às 19 horas no auditório da OAB Paraná (Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú). Mais informações sobre o tema podem ser encontradas no site da Comissão (clique aqui)

