As dezenas de pessoas que desafiaram o frio da noite de domingo (11) aplaudiram em pé o desempenho dos atores que protagonizaram a peça “Murro em ponta de faca” (foto), de Augusto Boal, com direção de Paulo José, no Teatro Paiol, em Curitiba. A apresentação fez parte da programação da III Semana do Advogado e a abertura do evento “Resgate da Verdade, Memória e Justiça”. Para o presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, o espetáculo foi gratificante. “É muito bom que o público conheça esta peça, porque ela mostra a angústia de quem foi punido com o exílio. Todos os que lutam pelo estado democrático de Direito precisam conhecer este momento triste da nossa história para que ele nunca mais se repita”, disse Breda depois da apresentação.
O vice-presidente da Comissão da Verdade da OAB Paraná e um dos organizadores da programação da Semana do Advogado, Daniel Godoy, declarou que a peça é um marco. “Tínhamos certeza que os espectadores iriam gostar, porque ela é conceitualmente muito forte”, concluiu. O espetáculo, com direção de Paulo José, é uma produção da companhia curitibana Espaço Cênico, que estreou no Festival de Curitiba em 2011 e já fez turnê pelo país, sendo apresentada em várias capitais.
A programação da Semana da Verdade terá continuidade na quarta-feira (14) com a palestra “Justiça Transicional como Superação do Legado Autoritário” com o jurtista Baltasar Garzón e lançamento do obra biográfica “José Rodrigues Vieira Neto”