Audiência pública reúne advogados e magistrados em Paranaguá

Uma audiência pública solicitada por magistrados das três Varas Cíveis estaduais de Paranaguá junto à Subseção da OAB Paraná reuniu advogados para debater o aprimoramento da prestação jurisdicional na comarca, que há anos sofre com a falta de juízes e o grande volume de processos paralisados.  “A iniciativa de uma aproximação por parte dos juízes foi inédita. Tivemos um número expressivo de advogados da região nesta audiência, ocasião em que os novos magistrados que atuarão na comarca nos apresentaram um diagnóstico da situação do judiciário, as formas de trabalho e perspectivas”, explicou a presidente da OAB Paranaguá, Dora Schuller.

De acordo com Dora Schuller cada vara acumulava uma média de 70 mil processos, número que vem reduzindo. “Passávamos meses, anos sem juízes, então era natural que a OAB se posicionasse e fizesse críticas severas ao Poder Judiciário. Por conta disso e outros fatos pontuais houve uma cisão entre advogados e magistrados de Paranaguá. Juízes não nos recebiam e negavam qualquer proximidade com a Ordem. Este ano, com a criação da 3ª Vara Cível, o Tribunal de Justiça designou três juízes para a comarca. A iniciativa dos magistrados nos surpreendeu”, explicou Dora.

 “O juiz titular da 1ª Vara Cível, Fernando Bardelli Silva Fischer, foi pessoalmente ao meu escritório buscando uma aproximação com a Ordem e solicitou a audiência. Foi um primeiro passo muito importante, que deu certo alento aos advogados”, afirmou Dora.

Na audiência, realizada no início do mês, Fernando Fischer parabenizou a OAB pela luta para a instalação da 3ª Vara Cível e Vara da Fazenda e explicou a metodologia de trabalho que será adotada pelos magistrados para dar mais celeridade aos processos. Segundo Fischer, foram fixados parâmetros legais para julgamento, adotando como prioridades processos que envolvam menores, idosos e ações de interdição. O magistrado também adiantou que atuará como corregedor do cartório da 1ª Vara Cível e colocou suas assessoras à disposição para atendimentos dos advogados.

Participaram da audiência os magistrados Fernando Fischer, titular da 1ª Vara Cível, Mércia do Nascimento Franchi, titular da 2ª Vara Cível, e Sueli Fernandes da Silva Mohr, titular da 3ª Vara Cível; a secretária-geral da Subseção de Paranaguá, Claudia Castellain, a tesoureira Cláudia Wassão, a secretária-geral adjunta Bernadete Leandro, os conselheiros Danielle Farias, Edmilson Petroski dos Santos, Fabiano Vicente Elias, Joseane Fanine, Nilson Miranda, Amanda Franco, Fabrício Figueira, Lourivaldo da Silva Junior, Micheli Saif e Nazareno Piolo Filho, e advogados da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *