Integrantes da Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná promoveram nesta quinta-feira (10) a Campanha Solidária Junina, ação que beneficiou jovens acolhidos pela Casa Lar. A iniciativa foi organizada a partir de doações dos membros da Comissão.
Os meninos atendidos pela instituição foram presenteados com cestas contendo doces, gorros e meias de lã tricotados por voluntárias, chinelos, kit de higiene, jogo de ferramentas para jardinagem com proposta pedagógica de leitura do livro O menino do dedo verde (Tistu), de Maurice Druon, e aprendizado lúdico de técnicas de compostagem e cultivo de horta nas instalações da própria Casa Lar.
Também foi realizada a entrega de um baú-brinquedoteca, com cadernos de desenho, caixas de lápis de cor, canetinhas e jogos educativos. A aposta da Comissão ao entregar livros ilustrados é que as crianças sejam estimuladas tanto à leitura, à fabulação, como ao desenvolvimento de habilidades artísticas pelo desenho e pintura. Foi formada uma biblioteca com 140 livros novos, infanto-juvenis, arrecadados mediante doações de simpatizantes com a ação cultural da Comissão.
Os membros da Comissão também ofereceram um lanche especial típico junino para os meninos acolhidos na Casa Lar.
Pacto Global
Com a ação social, que repete iniciativa realizada na Casa Lar (Casa do Pai) das meninas durante a Páscoa, a Comissão de Assuntos Culturais perfaz alguns dos princípios e objetivos do Pacto Global da ONU, na medida em que alinha-se à concepção de que o direito constitucional à cultura/educação e à literatura são direitos humanos (Antonio Cândido).
A ação atende o princípio de direitos humanos (1. Respeitar e proteger os direitos humanos reconhecidos internacionalmente); e o princípio de proteção ambiental (8. assumir iniciativas para promover uma maior responsabilidade ambiental). No âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), faz respeitar o objetivo 3 (saúde e bem estar), objetivo 4 (educação de qualidade), objetivo 10 (redução das desigualdades), objetivo 16 (paz, justiça e instituições eficazes).
Em razão do respeito às normas de higiene durante a pandemia, as representantes da Comissão levaram e organizaram os espaços com as doações e a festa junina, todavia apenas as crianças e pessoal de apoio que trabalha na Casa Lar participaram da Festa Junina.