A subseção da OAB em Cascavel, presidida pelo advogado Juliano Murbach, sedia nesta segunda-feira (23), às 18 horas, uma reunião com entidades locais para avaliações finais do processo para implantação do Comitê 9840 de Combate a Corrupção Eleitoral. O comitê atuará no recebimento de denúncias através de linha 0800 e organizará palestras para esclarecer a população em geral sobre o processo eleitoral. As denúncias recebidas serão apuradas e em caso de relevância encaminhadas para o Ministério Público Eleitoral.
A OAB Cianorte, presidida pelo advogado Valmir de Souza Dantas, também está ultimando os preparativo para instalação do Comitê 9840. Além da OAB vão integrar o o Comitê o Observatório Social da cidade; o Sindicato dos Empregados no Comércio de Cianorte; a Associação Regional de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos; o Conselho dos Ministros Evangélicos de Cianorte; o Rotary Clube Furquim de Castro; a Loja Maçônica Tiradentes VIIIi e o Rotary Clube Cinturão Verde. Para o presidente da OAB Cianorte, Valmir de Souza Dantas, “o comitê é uma luta pela democratização e aumento na transparência do processo eleitoral cianortense e visa o controle social do orçamento público e da máquina administrativa, além da função educativa, fiscalizadora e social.”
A instalação dos Comitês de Combate à Corrupção Eleitoral é uma ação que dvem sendo desenvolvida pela OAB em todo Brasil. No Paraná, a ação está sendo coordenada pelo vice-presidente da OAB Paraná, advogado César Augusto Moreno. A OAB Assis Chateaubriand é uma das subseções que já instalou o Comitê 9840 na cidade em parceria com instituições locais.
