O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) realizou, na última semana, solenidade de posse dos conselheiros da sociedade civil que vão compor o colegiado no biênio 2015-2017. O evento aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba. Das 12 entidades que terão representantes no órgão, nove exercerão o mandato pela primeira vez, o que representa uma renovação de 75% do colegiado. A OAB Paraná participou da solenidadem quando foi representada pela presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, advogada Maria Christina dos Santos.
A nova composição do conselho tem duas entidades representando a regional ampliada de Curitiba: a Associação Brasileira de Educação e Cultura (Centro Educacional Marista de Curitiba), reeleita, e Associação Cristã de Assistência Social.
Também ocupam novamente a vaga no colegiado a Guarda Mirim de Foz do Iguaçu e o Instituto Leonardo Murialdo, de Londrina.
A Guarda Mirim de Cascavel foi escolhida para representar a regional de Cascavel enquanto que o Centro de Nutrição Renascer representará a regional de Guarapuava. Em Toledo, na Região Oeste, a escolhida foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Umuarama.
No norte pioneiro, votantes da regional de Jacarezinho escolheram a Apae de Santo Antônio da Platina, enquanto que nas regionais ampliadas do noroeste, Maringá e Paranavaí, os novos conselheiros são da Comunidade de Assistência Bom Pastor e da Comunidade Católica Emanuel, respectivamente.
A regional de Ponta Grossa terá dois representantes no conselho: a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual e a Apae de Jaguariaíva.
Com informações do CEDCA

