A apresentação é do presidente da OAB paraná, Juliano Breda, que ressalta a importância de estudar o tema em profundidade, para tentar resolver de vez o problema. “Tenho orgulho em afirmar que a CEVIGE, dirigida com dinamismo pela advogada Sandra Lia Barwinski, está entre as mais atuantes da Seccional. A publicação desta obra é uma prova da dedicação e da competência de todos os seus membros”, frisa.
A obra reúne artigos sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, abuso psicológico entre parceiros íntimos, a violência contra a mulher como questão cultural, as dificuldades de romper uma relação onde a mulher vive uma situação de violência, os aspectos psicológicos e acolhimento da mulher vítima de violência, a história e os aspectos relevantes da Lei Maria da Penha, a saúde e as políticas públicas de atenção às vítimas, o atendimento jurídico à mulher vítima de violência, a proteção internacional dos direitos das mulheres, o papel da OAB e do Ministério Público, entre outros temas.
O livro é organizado por Sandra Lia Barwinski, Deisy Joppert e Zita Rodrigues. O prefácio é assinado pela coordenadora da Escola Superior de Advocacia, Rogéria Dotti. Entre as autoras estão Nanci Stancki da Luz, Zita Rodrigues, Maria Cristina Antunes, Maria da Graça Saldanha Padilha, Marilia Gomes de Carvalho, Deisey Maria Rodrigues Joppert, Maria Goretti David Lopes, Carmen Regina Ribeiro, Luci Aparecida Rocha Belão, Lúcia Maria Beloni Correa Dias, Flávia Piovesan, Marlene Tamanini, Wagner Rocha D’Angelis, Sandra Lia Barwinski, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, e contribuição de José Antônio Fares.

