Comarca de Londrina vai utilizar o Botão do Pânico nos casos de violência contra mulher

Como um dos mais expressivos resultados dos Dias de Mobilização pelos Direitos da Mulher em Londrina, promovido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência contra a Mulher do Tribunal de Justiça (CEVID), nos dias 5 e 6 de dezembro, na sede da OAB Londrina, resultou a aprovação da Comarca como a primeira do Estado a utilizar o Botão do Pânico nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

O Botão do Pânico é um dispositivo que foi criado para que mulheres em situação de risco possam acionar a polícia, além de poder ser utilizado como meio de prova em eventual instrução criminal. O equipamento aciona a central de controle, que imediatamente envia uma equipe até o local, além de iniciar a gravação do áudio do ambiente, permitindo em tempo real aos controladores saber o que se passa na origem do chamado. Ao mesmo tempo, os policiais destacados recebem em um dispositivo móvel o alerta para que a viatura mais próxima se dirija ao local dos fatos.

O equipamento foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva (INTP) em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES). Ganhador do prêmio Innovare, foi apresentado no último Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – FONAVID – em Vitória, quando foi feito o convite para que seus idealizadores apresentassem o Botão do Pânico em Londrina.

Após a demonstração na abertura do evento que aconteceu na sede da OAB Londrina e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Guilherme Luiz Gomes e do secretário de segurança Cid Vasques, houve uma reunião específica para tratar do tema entre as integrantes da CEVID a coordenadora, desembargadora Denise Krüger Pereira e as juízas Luciane Bortoleto e Zilda Romero, os desenvolvedores do equipamento (INTP) e o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff. Deste encontro, resultou o anúncio, pelo Município de Londrina, de adesão ao programa, a ser encampado pela Prefeitura Municipal para utilização em conjunto com a 6º Vara Criminal, competente para julgar os casos relativos à Lei Maria da Penha.

Clique aqui para ver fotos do evento

Fonte: OAB Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *